Como funciona o tratamento com imunobiológicos?

17/10/2018

Como funciona o tratamento com imunobiológicos?

O tratamento com imunobiológicos é uma maneira muito eficiente e altamente avançada para tratar as doenças autoimunes. Isso se dá porque os medicamentos imunobiológicos são capazes de melhorar as manifestações crônicas das doenças em que o sistema imunológico encontra-se desorientado.

De acordo com a Federação Médica Brasileira (FMB), as doenças autoimunes afetam entre 5% e 7%  da população, sendo mais de 80 tipos e tendo as doenças reumatológicas como o maior grupo. Ainda segundo os dados da FMB, depois das doenças cardíacas e do câncer, as doenças autoimunes correspondem a terceira principal causa de mortalidade e morbidade.

De maneira significativa, a progressão natural dessas doenças pode ser alterada substancialmente. Mas quais serão as vantagens que esse tratamento proporciona ao paciente de doenças autoimunes?

Quais as vantagens dos tratamentos com imunobiológicos?

O tratamento com imunobiológicos é um verdadeiro avanço nos cuidados das doenças autoimunes. Isso pois os medicamentos imunobiológicos foram desenvolvidos a partir da biologia molecular, sendo capazes de atuar nos sítios específicos das vias imunológicas e inflamatórias de diversas doenças, principalmente as de caráter autoimune.

Como esses medicamentos atuam na melhora das doenças autoimunes?

Os medicamentos imunobiológicos correspondem a anticorpos monoclonais, que atuam como antagonistas de receptores ou bloqueadores da sinalização intracelular. Assim sendo, eles possuem como alvo os receptores da superfície, citocinas e moléculas de sinalização intracelular, que se encontram no processo de resposta inflamatória.

Dentre a maioria das doenças autoimunes, a dor e a deformidade física atuam como um fator comum e os medicamentos imunobiológicos são capazes de atuar diretamente nesses desencadeamentos das doenças. Desse modo, são capazes de melhorar consideravelmente a qualidade de vida do paciente.

Onde deve ser feito o tratamento com imunobiológicos?

É fundamental que a administração desse tipo de tratamento seja realizado por clínicas diretamente especializadas para essa função. De acordo com a Federação Médica Brasileira (FMB), esse tipo de tratamento deve ser realizado com o máximo de segurança e de forma mais humanizada possível, respeitando as rigorosamente as normas da farmacovigilância.

Atualmente, graças aos centros de infusão especializados, não há mais necessidade de que o paciente fique internado. A aplicação dos medicamentos é feita de forma endovenosa ou subcutânea e rapidamente a pessoa já poderá retornar para o conforto de sua casa.

Quais doenças são tratadas com os imunobiológicos?

As pessoas diagnosticadas com alguma das doenças a seguir, poderão ser tratadas com o acompanhamento de medicamentos imunobiológicos:

• Artrite Reumatóide;
  • Psoríase;
  • Artrite Psoriásica;
  • Espondilite Anquilosante;
  • Artrite Idiopática Juvenil;
  • Lúpus Eritematoso Sistêmico;
  • Doença Inflamatória Intestinal;
  • Esclerose Múltipla;
  • Urticária;
  • Asma.

Dessa forma, os pacientes diagnosticados com as seguintes doenças mencionadas, necessitarão conviver com o problema. Em consequência, o sistema imunológico das mesmas encontra-se completamente desorientado e passa a atacar o próprio organismo, quando deveria protegê-las.

É importante considerar que tratamento com medicamentos imunobiológicos corresponde a um enorme avanço da medicina, que realmente promove enorme diferença na rotina dos pacientes com doenças autoimunes. Dessa maneira, é possível que tenham uma vida normal e convivam com a presença da doença.

O que achou do artigo? Esperamos que tenha sido útil para as suas dúvidas. Entre em contato conosco e deixe seu comentário.