Como prevenir o câncer

05/05/2016

Como prevenir o câncer

Estima-se que 50% de todos os cânceres são evitáveis. Prevenir o câncer significa concentrar-se em modificar seus fatores de risco. Fator de risco é um acontecimento ou característica pessoal que aumenta o risco de desenvolver câncer.

Estudo publicado pela Universidade Harvard, já em 2005, identificou nove modificáveis fatores de risco como causa de 35% das mortes por câncer em todo o mundo:

  1. tabagismo;
  2. uso de álcool;
  3. dieta pobre em frutas e vegetais;
  4. excesso de peso;
  5. sedentarismo;
  6. sexo inseguro;
  7. poluição ao ar urbano;
  8. transmissão sexual pelo HPV;
  9. compartilhamento de seringas potencialmente contaminadas com vírus da hepatite B ou C.

Os diferentes tumores apresentam diferentes fatores de risco. Por exemplo, o câncer de colo do útero está relacionado à infecção pelo HPV; o câncer de mama e câncer de próstata têm ligação tanto com alimentação inadequada quanto à falta de atividade física; os tumores que nascem em órgãos da cabeça, pescoço e esôfago têm o álcool e o cigarro como seus principais vilões; os tumores de fígado estão relacionados ao álcool e vírus de hepatite B e C.

A presença de um ou mais fatores de risco não é condição necessária nem suficiente para o aparecimento do câncer. Existem pessoas com vários fatores de risco que não desenvolvem a doença, enquanto outras sem nenhum apresentam tumores graves.

É importante termos em mente que alguns fatores de risco não são controláveis, como predisposição genética e idade. Por outro lado, outros são e é nosso dever nos dedicarmos a evitá-los.
Como é possível prevenir o câncer
Mudanças básicas de estilo de vida têm importante impacto sobre as chances de surgimento do câncer. O fato de tais mudanças também protegerem contra outras doenças crônicas (como doenças cardiovasculares, derrame e diabetes) torna a prevenção ainda mais atraente.

E quais seriam as recomendações gerais de estilo de vida para prevenção do câncer?

  • Não fumar;
  • não fazer uso rotineiro de bebidas alcoólicas;
  • praticar atividades físicas regularmente;
  • manter o peso saudável;
  • proteger-se de infecções sexualmente transmissíveis;
  • evitar o uso excessivo de sol;
  • manter o calendário vacinal em dia;
  • ingerir uma dieta à base de alimentos integrais, ricos em frutas e verduras e pobre em carboidratos simples e gordura;
  • manter o rastreio regular para os tumores de mama, colo do útero e câncer colorretal.

Outro cuidado importante é fazer consultas periódicas com o médico de confiança. A detecção precoce do câncer torna maiores as chances de curá-lo.

Dra Aline da Rocha Lino
Cancerologista Clínica
CRM/SC 15879 RQE 12289