Importância da doação de sangue para o paciente oncológico

Por: - CRM/SC 3388 - RQE 3250
Publicado em 17/06/2019 - Atualizado 25/06/2019

Importância da doação de sangue para o paciente oncológico

A doação de sangue é uma ação solidária capaz de salvar vidas. Enquanto para o doador, o ato de doar sangue dura apenas alguns minutos, para o receptor, pode significar toda uma vida. 

Por isso, dizemos que doar sangue é um compromisso social, sendo fundamental para ajudar as pessoas em diversos problemas de saúde, inclusive os pacientes com câncer.

Ouça este conteúdo: 

 

Mas de que forma a doação de sangue pode ser útil no tratamento oncológico?

Leia o artigo para saber o quanto esse ato é importante para quem está passando pelo câncer e aproveite também para conhecer um pouco mais sobre as ações realizadas em prol da doação de sangue. Que tal ajudar também a salvar vidas?

Doação de sangue para o paciente com câncer

Doar sangue para o paciente com câncer pode ajudá-lo com:

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), uma única unidade doada pode beneficiar até três pacientes. Além disso, ao doar sangue, é possível ajudar o paciente em diversas fases de seu tratamento.

No entanto, muitas vezes, a demanda para novas bolsas de sangue não é suprida pelos doadores disponíveis. Por isso, algumas campanhas são criadas para ajudar na conscientização da importância de doar sangue.

Campanha Junho Vermelho: na busca de novos doadores

Graças ao movimento “Eu Dou Sangue”, o mês de junho é destinado a conscientizar a população sobre a importância de doar sangue. A campanha denominada “Junho Vermelho” é voltada para a conquista de novos doadores para os bancos de sangue e hospitais de todo o Brasil.

O sangue é um componente vital que transporta oxigênio, nutrientes e diversos outras substâncias e não é possível substituí-lo ou fabricá-lo artificialmente. Dessa forma, um dos motivos para o surgimento da campanha foi alertar as pessoas que não é possível comprar sangue e nem adquiri-lo de nenhuma forma a não ser pelo ato solidário de doação. 

Por isso, é importante que essa corrente não se quebre. Doar sangue é um ato simples e rápido, mas que pode salvar várias vidas. Veja o que é preciso para concluir uma doação de sangue:

Pré-requisitos para doar sangue

Qualquer pessoa em boas condições de saúde está apta a doar sangue, desde que se enquadre nos seguintes itens:

  • ter entre 16 e 69 anos;
  • pesar mais de 50kg;
  • portar documento com foto e para menores de 18 anos é obrigatório o consentimento formal ou presença dos pais ou responsáveis.

É importante salientar ainda que pessoas com resfriados ou gripe, diarreia, gestantes e mulheres no pós-parto estão temporariamente impossibilitados de doar sangue. Além disso, é preciso passar pela triagem e preencher um formulário que indica o passo a passo para quem está apto a doar. 

Ficou interessado em doar sangue? 

Entre em contato com a nossa equipe para mais informações ou acesse o site “Eu Dou Sangue”, para verificar a disponibilidade dos locais aptos a receber a doação de sangue. O mundo agradece!


Material escrito por:
- CRM/SC 3388 - RQE 3250
Publicado em 17/06/2019 - Atualizado 25/06/2019

Curso de Medicina: Universidade Federal de Santa Catarina (1982) Especialização em Oncologia Clínica (1986) Hoje atua no Hospital de Caridade, Hospital Baía...

Agendamento Online
Whatsapp