Linfomas: o que são e como reconhecê-los

Por:
Publicado em 10/05/2019 - Atualizado 13/05/2019

Linfomas: o que são e como reconhecê-los

Linfoma é um tipo de câncer que atinge o sistema linfático, responsável por regular a função de imunidade do organismo.

Ouça este conteúdo:

Esse sistema é composto por tecidos e órgãos, chamados linfonodos ou gânglios linfáticos, que produzem células e anticorpos, responsáveis por regular a imunidade e fazer o trânsito dessas células pelo corpo humano.

Leia o artigo para entender como se dá a formação do linfoma e de que maneira é possível tratar e prevenir esse tipo de câncer.

Linfoma de Hodgkin e linfoma não Hodgkin

Como vimos, o linfoma é um tipo de câncer que acomete o sistema linfático. No entanto, é possível que o linfoma se manifeste de duas formas diferentes: o linfoma de Hodgkin e o linfoma não Hodgkin.

Vamos ver como esses tipos de linfoma se diferenciam?

Linfoma de Hodgkin

O linfoma de Hodgkin surge quando um linfócito, célula de defesa do organismo, passa a ter um caráter maligno e então, se multiplica de forma desordenada e descontrolada. Essa reprodução celular passa a produzir células idênticas aos linfonodos e a longo prazo, essa manifestação pode migrar para tecidos próximos ou mesmo atingir outros órgãos.

Geralmente, esse tipo de linfoma se origina na região do tórax ou do pescoço, embora possa surgir em qualquer parte do corpo. Na maioria das vezes, o linfoma de Hodgkin começa por meio de ínguas, que caracterizam-se pelo inchaço dos linfonodos. Juntamente a isso, podem surgir dor torácica, tosse e falta de ar.

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o linfoma de Hodgkin acontece com maior predisposição no sexo masculino, embora ambos os sexos e faixas etárias possam ser acometidos.

Além disso, pessoas que apresentam o sistema imune comprometido, possuem maiores chances de desenvolver o linfoma, como portadores do vírus HIV e pacientes que usam medicações imunossupressoras.

principal diferença entre o linfoma de Hodgkin e o linfoma não Hodgkin é a caracterização das células malignas, que só pode ser constatada após a análise da biópsia.

Assim, enquanto as células do linfoma de Hodgkin se diferenciam muito das células originais dos tecidos linfóides, as células cancerígenas do linfoma não Hodgkin ainda preservam algumas características iniciais. Conheça, a seguir, mais características desse distúrbio.

Linfoma não Hodgkin

Na região acometida, o linfoma não Hodgkin aumenta os gânglios linfáticos, que na maioria das vezes costumam ser indolores.

Além disso, a partir da região onde se inicia o linfoma, uma série de outros sintomas podem surgir, já que existem mais de 20 tipos de linfomas não Hodgkin. Assim sendo, de maneira geral, podemos citar como sintomas do linfoma não Hodgkin, os seguintes:

• fadiga;
  • falta de ar;
  • tosse;
  • pressão ou dor torácica;
  • infecções graves;
  • hematomas e hemorragias;
  • calafrios;
  • abdômen inchado;
  • falta de apetite;
  • coceira e vermelhidão na pele.

Outros sintomas, mais incomuns, também podem ser identificados, como, por exemplo, a sudorese noturna, febre e emagrecimento sem motivo aparente. E como os linfomas são tratados?

Tratamento para linfomas

Na grande parte das vezes, os linfomas são tratados com quimioterapiaradioterapia ou associação de imunoterapia e quimioterapia, lembrando que isso dependerá especificamente do tipo do linfoma e do grau de estágio da doença.

Quando descoberto precocemente, o tratamento apresenta melhores resultados. Por isso é tão importante visitar um médico com frequência e fazer as investigações necessárias, mediante as queixas dos sintomas clínicos ou à regularidade dos exames de rastreamento.

Gostou do artigo? Aproveite para fazer o download gratuito do ebook “Guia para o paciente com câncer” e tire toda as suas dúvidas sobre a doença.

Caso ainda reste alguma, entre em contato com a nossa equipe. Ficaremos felizes em lhe ajudar.

Inscreva-se em nossa newsletter

Receba mais informações sobre cuidados para a saúde em seu e-mail.

Agendamento Online