Você sabe o que é uma doença autoimune?

02/08/2018

Você sabe o que é uma doença autoimune?

De uma maneira geral, a doença auto-imune diz respeito à uma agressão no sistema imunológico, deixando-o tão desorientado que o mesmo torna-se capaz de atacar o próprio corpo e os órgãos, quando sua função deveria ser a proteção. Assim, as doenças auto-imunes (DAI) consistem em mais de 100 tipos, que se relacionam entre si e envolvem qualquer órgão ou sistema do organismo.

Segundo o Núcleo de Estudos de Doenças Auto-Imunes (NEDAI), o conjunto das doenças auto-imunes atingem três vezes mais mulheres do que homens. Assim, essas doenças consistem em uma das 10 principais causas de morte nas mulheres, com idade inferior a 65 anos.

Sintomas de uma doença auto-imune

É importante ressaltar que os sintomas são diferentes entre uma doença auto-imune e outra. Por serem doenças que atacam vários órgãos, os sintomas podem variar muito, o que pode dificultar o diagnóstico. Assim, a mesma doença pode ter sintomas bastante diferentes, em diversas pessoas e idades variadas.

Dessa forma, cada uma dessa doenças pode ter uma gravidade leve ou se caracterizar um quadro bastante sério. Assim, para uma vida longeva, é fundamental realizar o diagnóstico o quanto antes para que o tratamento não demore para ser iniciado. Por isso, é importante realizar visitas regulares a um especialista para verificar o andamento da saúde.

Quais são as causas das doenças auto-imunes?

Em normalidade, o sistema imunológico tem a função de proteger o corpo dos microorganismos externos, estimulando a produção de anticorpos. Ainda não se sabe ao certo o motivo pelo qual o sistema imunitário leva o organismo a produzir um ataque contra si mesmo.

Assim, as doenças auto-imunes acontecem quando esses anticorpos passam a atacar as células do próprio organismo, órgãos e tecidos. Em pessoas que já trazem alguma predisposição genética para desenvolver uma doença auto-imune é possível que alguns fatores sejam desencadeantes para uma resposta auto-imune, como:

 

  • bactérias;
  • vírus;
  • toxinas;
  • hormonas;
  • medicamentos específicos;
  • estresse.

 

Muito embora as doenças auto-imunes não possuam caráter hereditário comprovado, ainda existe a possibilidade de que algum fator hereditário relacionado às doenças possam aumentar a possibilidade da mesma ser desenvolvida. Outro fator é que quando se desenvolve uma doença auto-imune, a probabilidade de desenvolver outra doença também é aumentada. Entretanto, outros fatores ainda desconhecidos parecem provocar a doença.

Quais são os tipos de doença auto-imune?

As doenças auto-imunes podem se desenvolver de várias maneiras, já que a autoimunidade pode ser decorrente da destruição de certos tipos específicos de células, órgãos, tecidos ou articulações. Assim, as DAI são classificadas como específicas de órgão ou não específicas de órgão.

Nas doenças auto-imunes específicas de órgão, o processo autoimune é dirigido contra um órgão em especial. Por exemplo: anemia perniciosa (estômago); diabetes tipo 1 (pâncreas); tireoidite de Hashimoto (glândula tireóide); doença de Addison (glândulas supra-renais).

Sobre as doenças auto-imunes não específicas de órgão ou doenças auto-imunes sistêmicas, a autoimunidade atua provocando lesões em vários órgãos ou tecidos. Exemplos são: Lupus,  Artrite Reumatóide, Espondilite Anquilosante, Doença de Chron.

Para identificação do tipo da doença, diagnóstico e tratamentos é necessário o acompanhamento com médico especializado. Com adaptação de hábitos e visitas regulares é possível conviver com a condição minimizando seus efeitos para o organismo.