O que você pode fazer tendo câncer

Por: - CRM/SC 3413 - RQE 7715
Publicado em 11/12/2018 - Atualizado 07/02/2019

O que você pode fazer tendo câncer

Após o diagnóstico do câncer, o paciente tende a ficar bastante abalado, assim como a sua família. Felizmente, quando descoberto de maneira precoce, o câncer tem grandes chances de remissão e cura. Atualmente, graças aos avanços da medicina, é possível ter câncer e, ainda assim, levar uma vida com qualidade e todo o apoio necessário para cuidar da doença.

Neste artigo você confere algumas dicas do que pode fazer mesmo com o câncer, assim como saber mais sobre a melhor forma de cuidar da sua saúde durante o tratamento. Confira:

Câncer e uma alimentação de qualidade

Manter uma alimentação saudável é um pré requisito para todas as pessoas, já que dessa forma é possível evitar uma série de doenças e problemas de saúde. Após o diagnóstico do câncer, no entanto, os cuidados com uma dieta alimentar de qualidade devem ser ainda maiores.

Alimentos de verdade

Os alimentos in natura são aqueles que são consumidos da maneira mais natural possível, ou seja, chegam ao paladar sem que sejam processados. A alimentação saudável é importante para colaborar com a reposição de nutrientes, fortalecimento do sistema imunológico e, principalmente, fazer parte de um momento agradável. Afinal, comida também se come com os olhos, não é mesmo?

Por isso, durante o tratamento, é importante que o paciente se nutra de alimentos orgânicos, sem aditivos químicos, conservantes e livres de ingredientes de uso industrial.

Exemplos desses alimentos são: ovos; leite; carne; legumes; verduras; frutas; grãos e sementes. Sempre que tiver dúvidas, entre em contato com seu oncologista, ele poderá te indicar como e quais alimentos devem ser consumidos em cada etapa do seu tratamento.

Exercícios físicos sim!

Exercitar-se durante o tratamento do câncer pode trazer muitos benefícios ao paciente, que passa a viver essa fase difícil com maior qualidade de vida. Conheça alguns deles:

  • melhoria do funcionamento do corpo;
  • diminuição da ansiedade;
  • diminuição da fadiga causada pela quimioterapia;
  • aumento da autoestima;
  • bom funcionamento cardíaco.

É imprescindível conversar com o médico oncologista, que irá indicar o melhor tipo de atividade física para cada caso. O especialista será cuidadoso em suas recomendações, respeitando suas limitações e preferências.

Cuide de sua saúde psicológica

O organismo saudável e em recuperação também depende de uma mente tranquila e positiva. Por isso, é fundamental que durante o tratamento do câncer, o paciente encontre apoio psicológico, juntamente com a sua família.

Ao conversar com um profissional sobre a experiência durante o tratamento, é possível encarar a doença com maior tranquilidade, o que trará benefícios ao paciente com câncer. Leia o artigo “Importância do acompanhamento psicológico durante o tratamento do câncer” para saber mais sobre os benefícios do acompanhamento psicológico.

Se você quiser saber mais sobre como é o período de tratamento do câncer, entre em contato com nossa equipe.

Inscreva-se em nossa newsletter

Receba mais informações sobre cuidados para a saúde em seu e-mail.


Material escrito por:
- CRM/SC 3413 - RQE 7715
Publicado em 11/12/2018 - Atualizado 07/02/2019

Oncologia clínica Curso de Medicina na Universidade Federal de Santa Catarina (1981) Especialização em Oncologia Clínica (1985)

Agendamento Online
Whatsapp