Atendimento médico em oncologia

Por:
Publicado em 24/04/2019 - Atualizado 30/07/2019

Atendimento médico em oncologia

Você sabia que o atendimento médico em Oncologia é um ponto fundamental para que o tratamento do câncer tenha êxito e apresente os melhores resultados de cura da doença?

Por isso, o médico Oncologista é tão importante durante o processo do tratamento do câncer,  de forma efetiva, quanto por oferecer um atendimento humanizado, que conforte o paciente e proporcione maior bem-estar.

Leia o artigo e saiba de que maneira esse profissional e toda a equipe de oncologia pode ter um efeito transformador na vida do paciente com câncer.

Como o atendimento médico em Oncologia auxilia o paciente com câncer?

O atendimento médico em Oncologia é uma das questões mais importantes para o tratamento do câncer. Isso porque a Oncologia consiste em uma área da medicina que compreende e trata a maneira como o câncer se desenvolve dentro do organismo, assim como identifica o melhor tratamento para o paciente.

Assim sendo, o atendimento médico em Oncologia está voltado tanto para o diagnóstico quanto para a prescrição do tratamento e acompanhamento do paciente, desde a detecção do câncer até a recuperação e controle no período de remissão da doença.

O oncologista é o responsável por prescrever e avaliar quais  os tratamentos sistêmicos mais indicados , como a quimioterapia, a hormonioterapia e/ou  a imunoterapia .

Além do oncologista, o atendimento médico para o câncer engloba toda uma equipe multidisciplinar, que acompanha cada caso de maneira específica. Dentre os profissionais que participam dessa equipe, podemos citar: radiologistas, enfermeiros, fisioterapeutas, nutricionistas, psicólogos, cirurgiões, psiquiatras e muitos outros que se relacionam a cada tipo de câncer e para cada situação, em especial.

Tratamento oncológico e seus principais objetivos

Os objetivos do tratamento oncológico se dividem em algumas etapas importantes para o direcionamento do câncer. Portanto, podemos dizer que o intuito da Oncologia e seus cuidados consistem, principalmente, em:

Tratar o câncer

O primeiro objetivo do tratamento médico em oncologia é tratar o câncer, compreendendo a melhor maneira de se chegar à cura. Por isso, um oncologista confiável e bem qualificado será capaz de prescrever um tratamento condizente com cada diagnóstico, sempre buscando levar a opinião do paciente em total consideração.

Quando o câncer não pode ser curado completamente, o oncologista deverá apresentar ao paciente as opções disponíveis para a remissão da doença, buscando tranquilizá-lo e oferecendo os cuidados orientados para que o paciente possa se cuidar em casa, sem internação prolongada, mas com um acompanhamento regular do quadro de saúde.

Cuidados paliativos

Quando o câncer não pode ser curado e nem possui chances de remissão, o oncologista juntamente com o médico paliativista serão  responsáveis por amenizar os desconfortos do paciente, orientando para os cuidados com os sintomas de ordem física, emocional, psicossocial, em conjunto com uma equipe multidisciplinar.

Oferecer um atendimento humanizado

É importante deixar claro que o tratamento humanizado ao paciente oncológico não é um diferencial, mas uma exigência estipulada pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Assim sendo, é necessário exigir este cuidado durante o processo de atendimento médico oncológico.

Como saber se estou recebendo um atendimento humanizado?

Para reconhecer quando um tratamento humanizado está sendo realizado, observe algumas atitudes indispensáveis por parte do médico oncologista e de sua equipe:

  • o tratamento é feito de forma individualizada, visando tratar cada caso como específico e não de maneira genérica;
  • o espaço deve portar uma estrutura física condizente com o tratamento a ser realizado;
  • empatia, atenção e acolhimento são características que devem estar presentes tanto em relação ao paciente, quanto aos familiares e acompanhantes;
  • as diferenças são respeitadas e as dúvidas são ouvidas com atenção e sensibilidade;
  • a comunicação é fluida e direta. Mas o estado emocional do paciente e acompanhantes sempre deve ser levado em consideração com respeito;
  • o atendimento deve oferecer segurança ao paciente.

Gostou do artigo? Entre em contato com nossa equipe para agendar uma consulta ou tirar dúvidas sobre o tema.

Agendamento Online
Whatsapp