Clínica da Dor

Clínica da Dor

A Clínica da Dor é um serviço para controle da dor crônica, problema que pode afetar os pacientes com câncer e está relacionado ao próprio tumor, ao tratamento com cirurgias, radioterapia e quimioterapia. Conta com profissionais especialistas, com conhecimento sobre os mecanismos que levam à dor e como atuar em sua origem.

O tratamento analgésico é individualizado para cada paciente e planejado em parceria com o médico cancerologista. Pode ser medicamentoso ou recomendada apenas a prática de exercícios físicos específicos e mudança de hábitos para a conquista do o melhor resultado analgésico com os menores efeitos colaterais possíveis.

Diversas patologias apresentam a dor como um de seus principais sintomas: fibromialgia, cefaleias, dor oncológica, distrofia simpático reflexo, dor visceral e pélvica, dores cranianas e faciais, dores na coluna, dores neuropáticas, neuralgia pós herpética, síndrome pós-laminectomia, dentre outras. A dor é um fenômeno multidimensional e possui dimensões biológicas, sociais e psicológicas.

Componentes Biológicos

Lesões, hábitos posturais, neuroquímicas, características genéticas.

Componentes Psicológicos

Depressão, ansiedade, estresse, crenças, catastrofização, atitudes e enfrentamento passivo.

Componentes Sociais

Hábitos de vida, alterações nas relações familiares e ambientais

Uma avaliação objetiva e multidisciplinar destes elementos permite a identificação dos fatores que contribuem para a manutenção da dor, incapacidade física e sofrimento psíquico, sendo fundamental para um tratamento efetivo da dor.

Compreendendo a importância de uma abordagem multidisciplinar da dor, a Clínica da Dor, visando oferecer uma abordagem multidisciplinar que inclui tratamento medicamentoso, procedimentos intervencionistas/cirúrgicos, fisioterapia e intervenções psicológicas.

 

Objetivos da Clínica da dor

  • Alívio da dor
  • Melhoria da capacidade funcional
  • Diminuição do estresse
  • Ansiedade e depressão
  • Prevencão de recidivas
  • Educação continuada em dor
  • Melhora da qualidade de vida
  • Melhora da qualidade do sono
  • Otimização dos efeitos das medicações

Procedimentos Realizados

Avaliação Clínica e complementar por imagem, bloqueio anestésicos(infiltração) rizotomia, radiofrequência, bombas para infusão de medicamentos, implante de eletrodos.

Avaliação Fisioterapêutica da postura, do movimento e impacto das dores miofasciais e neuropáticas. Orientação de exercícios para alívio das dores.

Avaliação Psicológica, aconselhamento para manejo da dor, estresse, ansiedade e depressão, psicoeducação, psicoterapia individual de orientação cognitiva comportamental.

Corpo Clínico

  • Dr. Breno José S. B. de Lima

    Dr. Breno José S. B. de Lima

    anestesiologia da dor
    CRM/SC 11784 RQE 5623

    saiba mais

  • Dr. Jamir João Sardá Jr.

    Dr. Jamir João Sardá Jr.

    psicologia
    CRP 12/1554

    saiba mais

  • Mariana A. Martins

    Mariana A. Martins

    fisioterapia
    Crefito 10/111153

    saiba mais