Suporte em Oncologia

Publicado em 22/07/2016 - Atualizado 27/02/2019

Suporte em Oncologia

O suporte em oncologia é uma ação fundamental para que o paciente oncológico tenha cada vez mais êxito nos tratamentos realizados para combater o câncer.

Ou seja, grande parte do sucesso do tratamento do câncer depende da formação de uma rede de cuidados integrados em torno do paciente. Assim, é possível atendê-lo em todas as suas necessidades, para manter a sua qualidade de vida.

Acompanhe este artigo e compreenda a melhor maneira de auxiliar um paciente com câncer, após o diagnóstico da doença.

Suporte em oncologia: como funciona?

Após receber o diagnóstico do câncer, tanto o paciente quanto os seus familiares e amigos tendem a ficar muito preocupados com as mudanças drásticas no estilo de vida.

Por isso, conciliar o tratamento para lidar com a doença, juntamente com a resolução de outros problemas relacionados ao câncer, parece ser uma tarefa difícil, à primeira vista.

Mas, na verdade, uma clínica de confiança deve dispor de todo o suporte em oncologia, como um requisito básico para a eficácia do tratamento do câncer. Dessa forma, atualmente, é possível oferecer o máximo de cuidados a esse paciente, sempre visando preservar sua qualidade de vida.

Complementando o tratamento

O suporte em oncologia também é responsável por facilitar o enfrentamento da doença e promover a manutenção da saúde, de maneira geral.

Assim sendo, esse serviço complementar é prestado por auxílio de médicos e enfermeiros, além de um acompanhamento nutricional específico, para assegurar que o paciente permaneça com uma dieta rica em nutrientes e não haja desnutrição em nenhum aspecto.

Além disso, o acompanhamento de um psicólogo é um pré-requisito para o sucesso do tratamento, auxiliando na sanidade mental e emocional do paciente.

Atendimento psicológico no tratamento do câncer: entenda a importância

A psico-oncologia é uma vertente da Psicologia voltada, especificamente, para trabalhar com pacientes que passam por um câncer. Sua finalidade é oferecer o apoio psicológico diante do diagnóstico da doença e das consequências que surgem em decorrência do estado de saúde alterado pelo problema.

Dores ocasionadas pela doença, assim como medos, baixa autoestima, ansiedade, depressão e outros transtornos gerais podem prejudicar, consideravelmente, a eficácia do tratamento, caso sejam ignorados.

Além disso, o profissional busca apoiar o paciente também na esfera social, permitindo um melhor enfrentamento do problema diante das exigências e dificuldades perante a sociedade, principalmente quando há incertezas sobre o futuro ou durante o retorno às atividades cotidianas, após a remissão da doença.

Da mesma forma, o acompanhamento psicológico durante o tratamento do câncer tem a finalidade de promover uma melhor aceitação da doença, assim como busca orientar o paciente a enxergar outros aspectos do novo estilo de vida.

Além do sofrimento do paciente, os amigos e familiares também passam por esse processo doloroso. Mas qual a melhor maneira de a família e amigos ajudarem o paciente com câncer?

Auxílio familiar no tratamento do câncer

Após o diagnóstico do câncer, as transformações na vida do paciente também atingem todo o contexto familiar e social do indivíduo. O estresse causado pelos processos do tratamento, como quimioterapia, radioterapia, internações e cirurgias podem desestabilizar emocionalmente tanto o paciente, quanto os seus familiares.

Por isso, é igualmente importante que essas pessoas mais próximas do paciente com câncer estejam devidamente preparadas psicologicamente, para transmitir segurança e afeto ao paciente, evitando sentimentos de angústia, sofrimento e ansiedade.

Para que isso aconteça, é fundamental que haja acompanhamento psicológico, também, para a família, para que essa seja capaz de auxiliar no progresso do tratamento do paciente.

Por isso, não se esqueça: ao escolher um espaço para cuidar do paciente com câncer, procure por um tratamento completo, onde o suporte em oncologia seja um fator determinante e indispensável para os cuidados com o paciente. Lembre-se, também, de escolher um clínica de confiança e que ofereça um atendimento humanizado.

Agendamento Online