Blog

Histórias para se inspirar: 8 pessoas que venceram o câncer!

Material escrito por:
Clínica Soma
Histórias para se inspirar: 8 pessoas que venceram o câncer!

As histórias das pessoas que venceram o câncer, certamente, envolvem a superação de um grande desafio. Afinal de contas, além de lidar com os sintomas da doença, também é necessário lidar com toda a carga psicológica.

O câncer é uma doença crônica que está em ascensão no mundo e, infelizmente, deve ser a principal causa de morte em 2030, superando os problemas cardiovasculares, segundo a Sociedade de Cardiologia do Estado do Rio de Janeiro (Socerj).

Conforme o Instituto Nacional de Câncer (Inca), estima- que, a cada hora, no Brasil, em torno de 60 novos casos de câncer são diagnosticados. Nos homens, o câncer de próstata é o que tem maior incidência, com mais de 65 mil casos por ano; nas mulheres, é o câncer de mama, com cerca de 66 mil casos.

Mas há notícias positivas em torno da doença. As alternativas de tratamento estão, cada vez mais eficientes.

Por isso, o artigo de hoje trouxe histórias de pessoas que venceram o câncer para você se inspirar e se emocionar.

1. Robert De Niro

Devido à prática de exames periódicos, o ator norte-americano Robert De Niro descobriu, aos 60 anos de idade, um câncer de próstata em estágio inicial, em 2003.

O ator já tinha histórico da doença na família, pois seu pai havia sido diagnosticado com o mesmo tipo de câncer e falecido da doença. Devido ao tratamento, Robert De Niro se curou e, inclusive, se tornou pai pela sexta vez aos 68 anos.

2. Ana Maria Braga

A apresentadora Ana Maria Braga descobriu um câncer do pulmão no ano de 2015, quando os médicos identificaram uma mancha de 6 milímetros em seu órgão.

Ex-fumante, Ana Maria Braga já tinha enfrentado outros dois cânceres (de pele e de canal anal), porém foi com a notícia do câncer de pulmão que a apresentadora começou a tratar o seu vício de vez e abandonou o cigarro.

No início de 2020, ela anunciou que fez um novo exame, em que os médicos verificaram que toda a mancha havia sumido. No entanto, o tratamento continua para que não haja reincidência. Mas, a apresentadora diz que está bem e feliz por ter largado o cigarro.

3. Glória Perez

Uma das autoras de novelas mais competentes do ramo, Glória Perez teve um linfoma não-Hodgkin (câncer no sistema linfático), descoberto enquanto escrevia a novela “Caminho das Índias”, para a Rede Globo de Televisão.

Conhecida por sua ética profissional ímpar, Glória não parou de escrever a novela e intercalou as sessões de quimioterapia com a escrita dos capítulos. Ela é um exemplo entre as pessoas que venceram o câncer, mostrando a sua determinação em continuar os trabalhos.

A autora conseguiu superar a doença e ainda concluiu uma de suas obras mais conhecidas.

4. Drica Moraes

A atriz Drica Moraes estava lutando contra a leucemia há mais de 10 anos. Hoje, com 51 anos, ela lembrou de todo o seu período de tratamento, em que chamou de “saga de cura”, para encorajar outras pessoas que vivenciam o mesmo problema.

Drica passou por várias provações, já que nenhum de seus 6 irmãos tinha a medula óssea compatível para salvá-la. O transplante era sua única esperança e, mesmo assim, as chances de sobrevivência estavam em 20%.

Porém, o eletricista e morador da cidade de Presidente Prudente, Adílson, fez a doação de medula por acaso e foi o responsável pela cura de Drica.

Hoje, eles mantêm um forte vínculo de amizade.

5. Kathy Bates

A atriz norte-americana Kathy Bates já lutou contra o câncer duas vezes. Em 2003, ela foi diagnosticada com um tumor no ovário, precisando realizar todo o tratamento necessário para curar a doença. Porém, nove anos depois, em 2012, ela descobriu que tinha câncer de mama.

Após a descoberta, ela decidiu fazer uma mastectomia dupla. Ela também é um exemplo entre as pessoas que venceram o câncer.

6. Reynaldo Gianecchini

Reynaldo Gianecchini tornou-se muito conhecido entre as pessoas que venceram o câncerEm 2011, o ator foi diagnosticado com um tipo raro de linfoma não-Hodgkin. Ele passou por sessões de quimioterapia e por um transplante de medula óssea. Oito meses após a descoberta da doença, conseguiu se curar.

Nas palavras do ator, “quando soube da doença, fiquei determinado a viver tudo o que eu tinha a viver. Vivo, agora, com muito mais intensidade. Foi um período de reflexão, de autoconhecimento e de entendimento do sentido da vida”, declarou à imprensa, na época.

7. Patrícia Pillar

Em 2002, a atriz Patrícia Pillar tornou público o seu câncer, um tipo raro chamado de Doença de Paget. Em uma nota à imprensa, ela anunciou a retirada do tumor e passou por sessões de quimioterapia.

Patrícia fez questão de falar sobre o assunto publicamente e explicou que é preciso haver mais estudos e disseminação de informações à sociedade sobre o seu tipo de câncer.

8. Maggie Smith (Harry Potter)

A atriz britânica Maggie Smith, famosa pela saga Harry Potter como a professora McGonagall, foi diagnosticada, em 2007, com câncer de mama. O tratamento foi bem sofrido, pois ela já tinha 73 anos de idade e estava gravando o sexto filme da franquia, na época da quimioterapia.

Quer conhecer mais histórias inspiradoras de pessoas que venceram o câncer? Siga a Clínica Soma no Facebook e Instagram!

Conteúdos Relacionados