Blog

Claudia Patounas dá dicas nutricionais para aliviar os sintomas da quimioterapia

São muitas as abordagens utilizadas para o tratamento de tumores, sendo a quimioterapia uma delas, recorrendo a medicamentos com o objetivo de eliminar as células doentes que constituem um tumor. Esses medicamentos se misturam ao sangue agindo no corpo do paciente destruindo as células doentes, além de impedir que o tumor se espalhe para outras partes do corpo.

É de conhecimento geral que a quimioterapia causa alguns efeitos colaterais, por conta dos medicamentos que são administrados. Cada medicamento tem sua função e na quimioterapia, acontece a combinação de alguns remédios, causando diferentes tipos de efeitos colaterais, que devem ser discutidos com o médico em busca de minimizá-los. E é nesse contexto que nutrição se encaixa.

Possuir um acompanhamento nutricional durante o tratamento com quimioterapia é fundamental, pois ele contribui muito para a recuperação do paciente com câncer. Com isso em mente, preparamos uma entrevista com a nutricionista especializada em nutrição oncológica na Clínica Soma, Cláudia Patounas, onde ela dá dicas nutricionais que aliviam os sintomas da quimioterapia. Confira!

Pacientes que estão fazendo quimioterapia precisam ter uma dieta própria?

Não! Deve-se manter uma alimentação saudável, reforçando a imunidade e principalmente a higienização dos alimentos consumidos. Durante o tratamento do câncer, com a quimioterapia, os pacientes ficam por um período com a imunidade baixa, ou seja, mais suscetíveis a pegar infecções, tanto virais (gripes e resfriados) quanto bacterianas, como uma gastroenterite, por exemplo. Por isso precisamos ter um cuidado reforçado com a alimentação, e principalmente com a higienização dos alimentos. Nutrir o corpo com alimentos ricos em vitaminas e minerais (ou seja, comida de verdade) sempre será aconselhável.

Como os alimentos podem ajudar no alívio dos sintomas?

Alimentos nutritivos mantém suas forças, combatem a fadiga e ajudam seu corpo a se recuperar.

Quais os melhores alimentos para o alívio dos sintomas?

Comida de verdade! Quanto mais natural, mais saudável. Caprichar no consumo de frutas, verduras, sopas, vitaminas, carnes magras, evitar comida gordurosa. Depende de cada sintoma para sugerir o melhor alimento.

Quais alimentos ele deve evitar?

Deve-se evitar alimentos gordurosos, frituras, produtos industrializados, refrigerantes, bebida alcoólica e embutidos.

A perda ou a falta de apetite é um dos problemas mais comuns do tratamento, então o que pode ser feito para tornar a hora da refeição algo menos “torturante”?

Consumir seus alimentos preferidos, mesmo que não sejam os mais indicados. Mudar a consistência da comida para pastosa ou líquida, tem maior aceitação, como, por exemplo: vitaminas de frutas, sucos naturais, sopas, cremes, purês.

Fazer as  refeições sempre que possível em companhia de amigos e / ou familiares. Se sentir mais fome em uma parte do dia, fazer então neste horário a sua maior refeição, tentar comer ou beber algo leve antes de ir dormir em complemento de suas outras refeições, variar as cores e formas dos alimentos servidos no seu prato, torne sua comida mais atrativa. Às vezes, a mudança na forma e cores da comida trará mais apetite e auxiliará você a comer melhor.

Sabemos que o cabelo cai bastante durante o tratamento, a alguma forma de amenizar isso com a alimentação?

Infelizmente é efeito de alguns quimioterápicos, porém uma boa ingestão de proteínas, vitaminas do complexo B, ferro, zinco e selênio auxiliam no controle da queda de cabelo. Para isso, aumente a ingestão de folhosos verdes escuros, oleaginosas, leguminosas, proteínas magras, cereais integrais e ovos.

Como lidar com náuseas e vômitos

Sintomas como náuseas e vômitos são muito comuns durante a quimioterapia, então a nutricionista Claudia deu dicas de como o paciente pode amenizar esses sintomas durante todo o processo de quimioterapia.

• Ficar fora de casa ou longe da cozinha no momento do preparo dos alimentos, para não sentir o cheiro do preparo da comida.
  • Não colocar as comidas na mesa para se servir. Peça uma pessoa para preparar seu prato e esperar a comida ficar em temperatura ambiente para se alimentar.
  • Utilize máscara, aquelas de médico ou dentista – descartáveis, apenas no nariz no momento da refeição. Isso reduz a inalação do aroma.
  • Nos lanches, de preferência para alimentos gelados, como creme de fruta congelado, sacolé de fruta, açaí ou fruta bem gelada, isso alivia o enjoo.
  • Faça chá de gengibre e tome ao longo do dia, ele será seu melhor aliado para reduzir as náuseas e te fazer comer melhor. Pode utilizar balas sem açúcar com gengibre ou adicionar em sucos e águas.
  • Alimentos secos que tendem a ser aceitos pelo organismo: torradas, farofa, biscoitos de arroz, tapioca torrada, chips de verduras, alga nori torrada.
  • Hidratação é importantíssima! Deve-se ingerir pelo menos 2 litros de líquidos ao dia.
  • Não se deite totalmente na posição  horizontal pelo menos até duas horas após as refeições. Se quiser repousar, sente-se. Se você realmente quiser deitar deixe a sua cabeça levantada colocando travesseiros.
  • Não force a ingerir seus alimentos preferidos quando estiver nauseado. Isso pode causar-lhe aversão a esses alimentos.
  • Dê preferencia para alimentos na forma líquida em caso de vômitos com frequência.

A nutricionista também salientou a importância de procurar pelo seu médico e nutricionista responsável em caso de vômitos frequentes, para que eles pensem em uma solução adequada para seu caso.

Dicas importantes para casos de diarreia

As diarreias também são efeitos colaterais provenientes do tratamento de quimioterapia, então separamos mais algumas dicas do que fazer nesse caso.

• Evitar alimentos ricos em lactose (leites e derivados), glúten (farinhas) e sacarose (açúcar).
  • Evitar alimentos com preparações gordurosas, condimentadas e temperos picantes como: pimenta, cominho, curry, catchup e mostarda.
  • Aumentar a ingestão de líquidos.
  • Evitar vegetais crus: alface, agrião, espinafre, acelga, aipo, repolho, cenoura.
  • Evitar refrigerantes, bebidas alcoólicas, café, chá preto.
  • Consumir alimentos ricos em fibras: fibra de trigo, trigo integral, centeio, aveia, linhaça e produtos feitos com grãos.
  • Evitar frituras, carnes gordas, banha, bacon, linguiça, camarão, marisco, defumados.
  • Evitar doces concentrados como goiabada, doce de leite, rapadura, chocolate, cocada, sorvetes.

Outro cuidado importante para manter é beber bastante água durante o dia, se manter hidratado é essencial. Além disso, existem estratégias que podem ser benéficas para a melhora de quadros de diarreia, como chás que auxiliam na hidratação podendo ajudar também na redução dos gases, probióticos que podem ser uma opção para regular a microbiota sob orientação nutricional ou médica e água de coco, soro caseiro e água saborizada, são alternativas de rápida reposição hídrica.

Se você, paciente oncológico que está em tratamento por meio de quimioterapia, apresentar diarreia persistente (mais de 3 evacuações/dia), tome, após cada evacuação líquida, um copo de água-de-coco, isotônico tipo gatorade ou soro caseiro. No caso da diarreia continuar intensa ou durar por mais de dois dias, entre em contato com o seu médico.

Acesse nosso blog para entender mais sobre o porquê da importância de um acompanhamento nutritivo para pacientes oncológicos, afinal, o aumento na qualidade de vida dos pacientes é sempre nosso objetivo.

Esperamos que tenha gostado da entrevista com a Claudia Patounas, nutricionista aqui da Clínica Soma. Quer acompanhar mais conteúdo? Siga-nos no Facebook Instagram e fique por dentro das nossas atualizações!

Conteúdos Relacionados