Como escolher uma clínica de oncologia em Florianópolis


Publicado em 23/12/2019

Como escolher uma clínica de oncologia em Florianópolis

Clínica de Oncologia em Florianópolis: você já sabe como escolher a sua?

Para sentir mais confiança no momento de escolher uma clínica segura de Oncologia, com uma equipe responsável no atendimento ao paciente, preparamos um artigo muito especial. 

Leia para entender alguns critérios indispensáveis no momento de escolher uma clínica de Oncologia. 

Lembre-se de que sua saúde é muito importante e, por isso, é fundamental oferecer a si mesmo o melhor tratamento e cuidados após o diagnóstico do câncer. Note o que é fundamental observar no momento de iniciar o tratamento da doença:

Clínica de Oncologia em Florianópolis: quais critérios são importantes?

O diagnóstico do câncer pode ser um momento muito difícil na vida do paciente. No entanto, os tratamentos, para a doença, estão cada vez mais eficientes e, hoje em dia, a pessoa pode se recuperar completamente do câncer, dependendo do caso e da forma como serão feitos os cuidados.

Assim sendo, uma clínica de Oncologia cumpre a função de atender as necessidades do paciente com câncer. Todos os serviços e tratamentos para o diagnóstico e cura da doença atuam nesse espaço, aliados a uma equipe totalmente especializada no assunto.

Por isso, ao escolher uma clínica de Oncologia, observe se o local apresenta excelência  e preocupação nos seguintes atributos indispensáveis para o tratamento do câncer:

Saiba escolher o médico Oncologista

A primeira coisa a se fazer após o diagnóstico do câncer é se preparar para o início do tratamento da doença. Dessa forma, a primeira atitude  importante para iniciar o tratamento é escolher um especialista responsável e competente, onde será estabelecida uma relação de confiança.

Geralmente, os pacientes passam por alguns profissionais até sentirem que estão fazendo a escolha certa. Por isso, para saber se está indo no caminho, verifique a experiência, especialidade e reputação do profissional. 

É importante que esteja atento e sinta-se confortável e totalmente à vontade durante a consulta. Um bom oncologista atende todas as dúvidas do paciente e explica os métodos de tratamento de forma detalhada e clara.

O acompanhamento deve ser multidisciplinar

O câncer pode se manifestar de inúmeras formas e, por isso, a equipe e o espaço deve atender todas as necessidades da doença.

Além da manifestação específica do tipo de câncer, toda clínica oncológica deve trazer um acompanhamento multidisciplinar. Isso significa que em todos os casos da doença, a clínica deve oferecer muito mais do que a especificidade do tipo de câncer a ser tratado.

Sendo assim, tornam-se indispensáveis os seguintes serviços, além do médico oncologista:

  • enfermeiro: administra os tratamentos, orienta o paciente e oferece suporte e cuidado, além de coletar informações sobre novos sintomas e efeitos colaterais dos medicamentos;
  • nutricionista: manter a  alimentação saudável para amenizar os sintomas e aumentar a imunidade do paciente é função da área de nutrição da clínica de oncologia;
  • equipe de terapia de suporte: auxilia no controle dos sintomas, em decorrência dos efeitos colaterais do tratamento, principalmente;
  • psicólogo: o suporte psicológico é fundamental na recuperação do paciente, pois busca amenizar e compreender os sentimentos de tristeza e angústia em decorrência do problema.

Além disso, é fundamental que o tratamento psicológico também atenda os familiares do paciente, quando for necessário. Por isso, verifique se a clínica dispõe de uma equipe multidisciplinar e de um apoio psicológico amplo para atender as necessidades do paciente.

Localização favorável

Também é importante verificar se a clínica de oncologia está bem localizada em relação ao paciente. Ou seja, o paciente deverá estar constantemente presente no local e, por isso, deve escolher uma localização favorável e de fácil acesso.

Disponibilidade

Outro fator fundamental é verificar se a clínica oferece disponibilidade. Por isso, esteja atento ao agendar uma consulta e confira se o espaço se importa em encaixar um horário para você, mesmo que a procura pela clínica seja grande. 

Expansão dos conhecimentos

Por fim, uma atributo adicional que te permite analisar a clínica e sua abordagem é a sua posição em disseminar conhecimentos sobre o câncer

Ou seja, uma clínica que marca presença digital e ainda oferece conhecimento para informar a população sobre o assunto, sem dúvida, demonstra que está alinhada com o propósito de ajudar 1923pacientes com câncer, salvando cada vez mais vidas.

Já conhece a Clínica Soma? Agende uma consulta e conheça pessoalmente o nosso espaço de tratamento do câncer.

Whatsapp