Você sabe o que é espondilite anquilosante?


Publicado em 04/10/2019

Você sabe o que é espondilite anquilosante?

A espondilite anquilosante é uma doença reumática e autoimune, considerada de difícil diagnóstico, já que os seus sintomas podem ser confundidos com diversas outras doenças. 

Por isso, é muito importante estar atento aos seus sintomas e meios de atuação, já que assim, o paciente pode descobri-la o quanto antes, facilitar o desempenho do tratamento e viver com maior qualidade de vida.

Ouça este conteúdo: 

 

Leia o artigo para compreender as informações necessárias sobre espondilite anquilosante e evite possíveis complicações da doença, que podem surgir quando não tratadas corretamente ou no momento certo.

Espondilite anquilosante: como identificá-la?

A espondilite anquilosante é uma doença reumática, que atinge as articulações da coluna vertebral e grandes articulações do corpo.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Reumatologia, as principais pessoas acometidas, são homens brancos, de 20 a 40 anos.

Quais são os principais sintomas?

Como dissemos, os sintomas da espondilite anquilosante são facilmente confundidos com os sinais de outras doenças. Por isso, certifique-se de procurar ajuda médica imediatamente após sentir alguma dessas manifestações listadas a seguir e evite passar por complicações.

Sobre os principais sintomas, podemos citar as dores nas costas e articulações, assim como fadiga e inflamação nos olhos e intestinos. Entretanto, quando o quadro se intensifica, outros problemas podem vir a surgir:

  • dores mais intensas nas costas e articulações;
  • fístulas intestinais;
  • problemas cardíacos;
  • doenças de pele, como psoríase;
  • deformidade nas articulações dos ombros e quadris;
  • alterações de humor;
  • depressão;

Além disso, quando o paciente com espondilite anquilosante se movimenta a dor tende a melhorar. 

Entretanto, há uma piora quando encontra-se em repouso, principalmente quando está dormindo ao logo ao se levantar. A partir desse sintoma, por exemplo, já é possível diferenciá-la de uma distensão ou hérnia.

Complicações

É muito importante estar atento para que a doença não evolua e interfira nos âmbitos da vida pessoal e profissional do paciente. Quando o quadro se agrava, a coluna pode se calcificar, além de causar muita dor e dificuldades respiratórias.

No entanto, a boa notícia é que a espondilite anquilosante tem tratamento e, quando feito de forma bem orientada e eficaz, o paciente pode conviver tranquilamente com o problema, mantendo sua qualidade de vida.

Como tratar a espondilite anquilosante?

De forma geral, o tratamento para espondilite anquilosante é farmacológico, sob o uso de medicamentos específicos. Além disso, os tratamentos complementares serão recomendados para cada caso em especial, que deverão ser tratados com individualidade. 

Dentre eles, está a regularidade de exercícios físicos; a utilização de práticas integrativas e complementares de diversas vertentes e a terapia física. Converse com o seu médico para saber qual a melhor indicação para o seu caso.

Além disso, os imunobiológicos, atualmente, também tratam a espondilite anquilosante. É uma via de atuação recente, mas que vem surtindo importantes resultados.

Enfrentando o preconceito da doença

É fundamental deixar claro que, de forma geral, o paciente com espondilite anquilosante aparenta estar bem. No entanto, a intensa dor não é visível, a não ser pela queixa do paciente. Por isso, muitas pessoas podem acabar julgando a pessoa, mas não imaginam a dor que está sentindo.

Isso acontece, principalmente, pelo fato de que essa é uma doença ainda pouco conhecida e, por isso, há desinformação a respeito do assunto. Dessa forma, é muito importante orientar às pessoas sobre a doença, para que seja possível proporcionar uma maior aceitação e inclusão dos pacientes que convivem com ela.

Por isso, se você gostou desse artigo e acredita que tenha sido útil para conhecer mais sobre o problema, compartilhe em suas redes sociais ou envie para um amigo em especial. 

Sem dúvida, você estará ajudando os pacientes de espondilite anquilosante à uma maior aceitação e compreensão da sociedade.

Agendamento Online
Whatsapp