Radioterapia para tratar o câncer: tudo o que é preciso saber

Por: - CRM 17416 RQE 14723
Publicado em 25/10/2019

Radioterapia para tratar o câncer: tudo o que é preciso saber

A radioterapia e a quimioterapia são as vias de tratamento para lidar com o câncer de que temos mais conhecimento. 

Sabemos que esses procedimentos são usados para extinguir os tumores, mas nem todas as pessoas entendem sobre como a radioterapia para tratar o câncer é realmente usada, assim como os efeitos colaterais que causa e quando é realmente indicada.

Ouça este conteúdo: 

 

Geralmente, isso tudo só é questionado quando uma pessoa tem a necessidade de lidar com essa questão, após um diagnóstico do câncer ou mesmo quando presencia alguém próximo passando pelo problema. Ainda assim, muitas vezes isso tudo é muito novo e o intuito é sempre pesquisar a respeito. 

Por isso, preparamos um material informativo sobre a radioterapia como tratamento do câncer. É um conteúdo preparado para informar e para que você não se confunda com outras informações destoantes da internet. Confira: 

Perguntas e respostas sobre a radioterapia para tratar o câncer

Entender o que esperar do tratamento da doença faz parte do enfrentamento do câncer, pois é uma forma de se preparar e se precaver em relação a tudo o que pode acontecer. 

Além disso, se adentrar nesse conhecimento nos ajuda a encarar o tratamento de forma mais tranquila e, muitas vezes, até menos traumática. 

Veja as perguntas e respostas que preparamos para você ficar por dentro do assunto:

O que é a radioterapia?

Radioterapia é um método de tratamento que usa radiação para destruir as células causadoras dos tumores. 

É importante orientar que a quantidade de radiação utilizada não é a mesma para todas as pessoas. Ou seja, a dose necessária é pré-calculada com base nas informações levantadas na fase de diagnóstico da doença

A radiação é aplicada por um certo período sobre o tumor, com cuidado para não danificar as células saudáveis, responsáveis pela regeneração da área irradiada.

A radioterapia para tratar o câncer é indicada para quais casos?

O tratamento pode ser recomendado para casos em que se busca a cura total do câncer assim como para redução do tumor ou mesmo para tratar uma intercorrência gerada pelo câncer, como, por exemplo, dor intensa, sangramento ou compressão da medula. 

Algumas vezes, a radioterapia é realizada de forma isolada, embora, geralmente, seja feita com a quimioterapia.

A radioterapia utiliza somente um tipo de radiação?

Não. A radioterapia utiliza diferentes fontes de energia e são usadas conforme o objetivo a ser alcançado. 

Por exemplo, se o tratamento for superficial, podem ser irradiados somente raios X, mas em outras situações, os raios X podem ser empregados com a radiação de elétrons. 

Há, ainda, os raios gama e beta, que podem ser usados de acordo com outras necessidades.

A radioterapia para tratar o câncer causa efeitos colaterais?

Sim. Alguns efeitos colaterais se manifestam logo após o tratamento, enquanto outros surgem depois de um certo tempo. Os mais frequentes são: cansaço, perda de apetite e surgimento de algumas reações na pele. Costumam aparecer na terceira semana de tratamento e deixam de se manifestar alguns dias após o término das sessões.

Converse com o seu médico

Lembre-se que após o diagnóstico do câncer, é muito importante que você converse com o oncologista para compreender todas as etapas do tratamento. Assim como em cada doença, cada caso deve ser tratado individualmente, com base no que cada paciente demonstra. 

Exija um atendimento humanizado e tire todas as suas dúvidas com um oncologista de confiança. Caso o atendimento não pareça tão acolhedor e esclarecido, não hesite em procurar um especialista que trate o seu caso como único e lhe ofereça a atenção e orientações que você merece.

Gostou do artigo? Caso você ainda tenha dúvidas sobre o tema, envie para nossa equipe, que estará pronta para atendê-lo. 


Material escrito por:
- CRM 17416 RQE 14723
Publicado em 25/10/2019

Possui graduação em Medicina pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (2011). Residência Médica em Clinica Médica pelo Hospital Universitário, Florianópolis-SC....

Agendamento Online
Whatsapp