Quais são os tratamentos para o câncer de mama?

Por: - CRM 17416 RQE 14723
Publicado em 17/10/2019 - Atualizado 22/11/2019

Quais são os tratamentos para o câncer de mama?

O câncer de mama é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA).   

Assim como todos os tumores, é fundamental que o câncer de mama seja diagnosticado precocemente, pois assim, as chances de sucesso de tratamento aumentam significativamente. Entretanto, após a confirmação do câncer de mama, qual tratamento é o mais indicado?

Ouça este conteúdo: 

 

É exatamente sobre isso que esse artigo aborda. Quais são os tratamentos recorridos após o diagnóstico do câncer de mama?

Câncer de mama: como escolher o melhor tratamento?

Por ser um tipo de câncer que atinge as mulheres de forma muito agressiva, as cirurgias mutiladoras podem surtir um efeito bastante traumático nas pacientes. No entanto, de acordo com o INCA, nos últimos anos, os avanços para o tratamento do câncer de mama foram muito significativos.

É importante orientar que o tratamento do câncer de mama varia com o estadiamento da doença assim como as condições do paciente, como idade, estado menopausal, comorbidades e preferências. Além disso, as características biológicas da paciente também são fundamentais no momento de escolher o melhor tipo de tratamento a ser selecionado.

Juntamente a isso, as características em que o tumor se encontra são essenciais para a escolha da combinação do tratamento. Ou seja, quando há identificação de metástases, o tratamento atua no intuito de controlar a doença e melhorar a qualidade de vida do paciente, buscando prolongar a sobrevida. 

No entanto, é sempre importante lembrar que quando a doença é diagnosticada precocemente, o tratamento atua como maior capacidade curativa.

Tratamento local ou tratamento sistêmico para o câncer de mama

De forma geral, as opções disponíveis para tratar o câncer de mama são divididas em dois grupos: tratamento local e tratamento sistêmico.

Isso significa que a primeira opção possibilita o tratamento da doença por meio de radioterapia e do procedimento cirúrgico, que geralmente é prosseguido da reconstrução mamária. Já o tratamento sistêmico para o câncer inclui a terapia biológica, hormonioterapia, imunoterapia  e a quimioterapia.

Assim sendo, para decidir pelo melhor tratamento, além da observação das características já citadas, é fundamental que o oncologista identifique o estágio em que a doença se encontra.

Quais são os tratamentos para cada estágio do câncer de mama?

Para cada estágio em que a doença se encontra e para cada pessoa  será indicado um tipo de tratamento individualizado, que condiz com cada processo.

Início da doença

Na maioria das vezes, quando a doença ainda está no início, é indicado realizar a cirurgia para retirar o tumor, sendo às vezes, indicada a mastectomia, que consiste na retirada total da mama

Nesse caso, a reconstrução mamária poderá reparar o quadro posteriormente. Além disso, é possível que a radioterapia também seja orientada em alguns casos.

Tratamento para tumores maiores

Quando os tumores estão maiores e localizados, o tratamento indicado é o sistêmico e após a resposta adequada, será orientado seguir com o tratamento local, como o procedimento cirúrgico e radioterapia.

Casos mais graves

Quando os tumores estão em estágio muito avançado, o indicado é equilibrar a resposta tumoral ao prolongamento da sobrevida do paciente, sob os cuidados paliativos. Isso é feito pela ação do tratamento sistêmico, mas sempre observando os efeitos colaterais dos tratamentos indicados.

Cada caso é um caso

De qualquer forma, nunca se esqueça de que cada caso é um caso e deve ser analisado separadamente. Por isso, converse com o oncologista e veja qual o melhor tipo de tratamento para o seu caso.

Lembre-se de que um especialista de confiança irá te conduzir da melhor forma possível e apenas um profissional qualificado será capaz de relacionar o estágio da doença com as mais vantajosas possibilidades de tratá-la. 

Além disso, o tratamento do câncer de mama só deve ser realizado por centros de assistência especializados em oncologia, como a Clínica Soma.


Material escrito por:
- CRM 17416 RQE 14723
Publicado em 17/10/2019 - Atualizado 22/11/2019

Possui graduação em Medicina pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (2011). Residência Médica em Clinica Médica pelo Hospital Universitário, Florianópolis-SC....

Agendamento Online
Whatsapp