Blog

Doenças autoimunes têm cura?

Material escrito por:
Clínica Soma
Doenças autoimunes têm cura?

Doenças autoimunes têm cura? Essa é uma dúvida muito comum após o paciente receber o diagnóstico de alguma doença autoimune

De toda forma, é importante orientar que o tratamento para as doenças autoimunes é bastante eficaz e, na maioria das vezes, o paciente responde bem ao processo.

Ouça este conteúdo:

 

Leia o artigo para entender melhor sobre como lidar com as doenças autoimunes e qual é a melhor forma de conviver com o problema e melhorar qualidade de vida:

Doenças autoimunes tem cura?

A doença autoimune é caracterizada por uma desordem no sistema imunológico, que desencadeia uma resposta autoimune no organismo, ou seja, o próprio corpo passa a se atacar. Existem diversos tipos de doenças autoimunes e cada uma delas age de uma forma diferente.

Infelizmente, não podemos dizer que a doença autoimune tem cura, até por não ser totalmente conhecida a sua causa. No entanto, os tratamentos para tratar essa desordem são extremamente eficazes e proporcionam uma otimista redução do quadro inflamatório.

Além disso, graças aos tratamentos modernos utilizados atualmente, o paciente pode viver com maior qualidade de vida.

Quais são os melhores tratamentos para tratar as doenças autoimunes?

A melhor forma de tratar as doenças autoimunes, segundo um tratamento inovador e que tem se mostrado cada vez mais eficiente, é através dos medicamentos imunobiológicos.

Seu mecanismo de atuação é por meio da ação de proteínas recombinantes, criados por engenharia genética. Dentre as variações de medicamentos imunobiológicos, podemos classificá-los como anticorpos monoclonais, proteínas de fusão ou citocinas humanas recombinantes.

Dessa forma, a medicação imunobiológica é capaz de modular a imunidade do organismo afetado pela desordem autoimune e assim, evita que o corpo evite utilizar seu mecanismo de defesa para agredir células e tecidos saudáveis.

É uma via terapêutica que tanto auxilia na eficácia dos resultados, quanto na qualidade de vida dos pacientes. Isso acontece, pois, o tratamento é feito em centros de infusão devidamente especializados e, após a infusão  do medicamento, o paciente pode ir embora para casa.

Para entender melhor o que causa esse tipo de doença, é preciso compreender o que é uma resposta autoimune e de que forma é sua atuação dentro do organismo.

O que é uma resposta autoimune?

O nosso sistema imunológico tem a função de reconhecer as substâncias estranhas que entram em contato com o organismo, sendo capaz de identificá-las e produzir uma resposta de proteção.

Dessa forma, quando a pessoa está saudável, isso tudo funciona corretamente, mas quando há alguma desordem no sistema imune, o organismo passa a considerar os próprios tecidos como agentes estranhos e, dessa forma, passam a produzir anticorpos anômalos, que chamamos de autoanticorpos. Da mesma maneira, em resposta à essa desorganização imunológica, o sistema produz células imunológicas que também atacam outras células e tecidos do corpo.

É esse processo que chamamos de resposta autoimune do organismo, que resulta em inflamações severas e dano tecidual. 

Por isso, quando o quadro se agrava e a pessoa produz uma quantidade exagerada desses autoanticorpos é desencadeado o aparecimento de uma doença autoimune.

O que causa uma resposta autoimune?

É importante considerar que uma reação autoimune pode acontecer em decorrência de diversos fatores, como, por exemplo:

Alterações de substâncias normais do organismo

Algumas vezes, fatores como  vírus, luz solar, medicamento ou radiação podem desencadear alterações de substâncias normais quando entram em contato com organismo.

Quando isso acontece, o sistema imunológico reage estranhamente e passa a atacar essas substâncias que, até então, eram consideradas normais e inofensivas.

Substância semelhante a uma substância natural

Uma substância estranha, muito semelhante a uma substância natural do organismo, pode entrar em contato com o corpo humano e, assim, criar uma desordem. 

Isso se dá, pois, o sistema imunológico pode acabar  atacando acidentalmente a substância saudável, quando o intuito era combater apenas a substância invasora.

Células B

As células responsáveis pelo controle da produção de anticorpos, denominadas células B, podem funcionar de forma errônea e produzir anticorpos anômalos, que passam a atacar algumas células do corpo.

De qualquer forma, para que uma resposta autoimune se torne uma doença autoimune, já é uma outra questão. O problema é que não se sabe ao certo o motivo pelo qual se desencadeia uma doença autoimune.

No entanto, o que se sabe é que causas hereditárias, muitas vezes, estão relacionadas para explicar o problema.O que acontece é que a susceptibilidade para doença autoimune pode ser herdada, mas não necessariamente a doença em si. 

Dessa forma, quando essas pessoas mais propensas a desenvolvê-la entram em contato com um fator desencadeante, como uma infecção viral ou lesão nos tecidos, a doença pode ser desenvolvida.

Esse conteúdo foi útil para você? Aproveite para ler mais artigos informativos e confiáveis no blog da Clínica Soma.

Conteúdos Relacionados