Blog

Mitos e verdades sobre o tratamento com imunobiológicos!

Material escrito por:
Dr Felipe de Borba Chiaramonte Silva - CRM/SC 14780 – RQE 12324
Mitos e verdades sobre o tratamento com imunobiológicos!

O tratamento com imunobiológicos é um verdadeiro avanço no campo da saúde para tratar as doenças autoimunes. Resumidamente, a terapia é feita com a prescrição de medicamentos específicos, para orientar melhor o sistema imunológico, reduzindo os sintomas e as dores.

A intenção é diminuir progressivamente a administração de corticoides e outros fármacos que causam reações adversas e efeitos colaterais nos pacientes, pelos medicamentos imunobiológicos. Porém, ainda há grandes dúvidas sobre a eficácia do tratamento.

No artigo de hoje, conheça alguns mitos e verdades sobre o tratamento com imunobiológicos!

Não há contraindicações para o tratamento com imunobiológicos

Mito. Embora o tratamento com imunobiológicos represente um avanço na medicina, há algumas contraindicações, visto que o seu princípio ativo pode causar efeitos colaterais e até mesmo complicações nas doenças autoimunes. No entanto, essa condição é bastante rara, sendo vista em condições específicas.

Em geral, o tratamento com imunobiológicos é contraindicado nos seguintes casos:

  • neurite óptica;
  • hepatite B ativa;
  • reações alérgicas às drogas biológicas;
  • doenças desmielinizantes;
  • insuficiência cardíaca congestiva (classe III e IV);
  • linfomas;
  • tuberculose latente.

Por esse motivo, antes de iniciar o tratamento, consulte o seu médico para verificar se os imunobiológicos são realmente indicados.

O tratamento com imunobiológicos pode ser feito em casa

Mito. A administração dos imunobiológicos deve ser feita em clínicas devidamente especializadas. Inclusive, é necessário respeitar as recomendações da Federação Médica Brasileira (FMB), para manter a segurança dos pacientes, normas de farmacovigilância e promover terapias humanizadas.

Porém, com o avanço das técnicas de tratamento com imunobiológicos, o paciente não precisa ficar internado, já que a aplicação pode ser feita rapidamente, para que a pessoa volte para casa.

O tratamento com imunobiológicos depende do tipo de doença

Verdade. O tratamento com imunobiológicos pode ser realizado em vários tipos de doenças autoimunes, porém a administração do medicamento irá depender fundamentalmente do diagnóstico da enfermidade.

As principais doenças autoimunes tratadas com imunobiológicos são:

É importante consultar um médico antes de iniciar o tratamento, para investigar corretamente qual o tipo de doença autoimune, a progressão e os sintomas associados.

O tratamento com imunobiológicos é capaz de curar as doenças autoimunes

Mito. Infelizmente, ainda não há cura para as doenças autoimunes. Mesmo com o avanço da área da medicina, ainda é difícil identificar a origem do problema e, por isso, o paciente acaba tendo que conviver com a doença.

Porém, os tratamentos são extremamente importantes para melhorar a qualidade de vida e reduzir os sintomas associados às doenças autoimunes.

O tratamento com imunobiológicos reduz as dores crônicas

Verdade. Uma das grandes vantagens do tratamento com imunobiológicos é a sua alta capacidade de reduzir dores crônicas, melhorando a qualidade de vida dos pacientes, reduzindo sintomas e colaborando com o bem-estar.

Em alguns casos, o tratamento também é orientado para a redução das inflamações locais, que podem causar um grande desconforto nos pacientes.

A eficácia do tratamento com imunobiológicos não é comprovada

Mito. O tratamento com imunobiológicos é um dos principais avanços terapêuticos contra doenças autoimunes e sua eficácia já foi comprovada por diversas pesquisas na área.

Importante ressaltar que os medicamentos biológicos são desenvolvidos para atingir moléculas específicas do sistema imunológico. Por esse motivo, a sua eficácia é muito maior do que outros tipos de tratamento, principalmente para a redução dos sintomas e dores do paciente.

Fora que, devido à complexidade de fabricação dos medicamentos imunobiológicos, eles são cinco vezes mais testados do que os fármacos convencionais. Enquanto os remédios tradicionais passam por 40 a 50 testes, os imunobiológicos passam por 250, em média.

A Clínica Soma realiza tratamento com imunobiológicos

Verdade. A Clínica Soma conta com uma equipe especializada no tratamento de doenças autoimunes, com um centro clínico para administração de imunobiológicos, dependendo das condições do paciente.

A chamada Soma Imuno foi idealizada e criada para oferecer aos pacientes todo o suporte necessário para o tratamento, com uma atenção especial para as terapias com imunobiológicos. Diante disso, a Clínica tornou-se uma referência no atendimento em Florianópolis.

Além da administração de medicamentos, a Clínica Soma oferece um atendimento humanizado, com apoio psicológico e suporte aos familiares. Dessa forma, é possível atingir um alto nível de eficácia, colaborando com a melhor qualidade de vida dos pacientes.

Entre em contato conosco e saiba mais sobre o tratamento com imunobiológicos da Soma Imuno!

Conteúdos Relacionados