As doenças autoimunes correspondem a um conjunto de diversas doenças diferentes, mas que possuem algo em comum: o sistema imunológico afetado. De maneira geral, o que caracteriza uma doença autoimune é o fato de que o sistema imunológico do paciente encontra-se tão desordenado que o mesmo passa a produzir anticorpos para atacar o próprio organismo.
Ouça este conteúdo:https://clinicasoma.com.br/wp-content/uploads/2019/05/Doenças-autoimunes.mp3
Embora ainda não haja um motivo único reconhecido como a verdadeira causa das doenças autoimunes, sabemos que o organismo tende a confundir algumas proteínas com agentes invasores, o que leva à agressão do próprio corpo
Mas quais são as principais doenças autoimunes? Como tratá-las com eficácia? As doenças autoimunes podem ser curadas?
Para responder essas e outras questões, continue lendo o artigo:
Doenças autoimunes: quais são as mais comuns?
Existem mais de 100 doenças classificadas como autoimunes. Nesse artigo vamos falar sobre as mais comuns, que são tratadas pela Clínica Soma.
Artrite Reumatoide
A artrite reumatoide consiste em um dos tipos mais comuns de artrite, onde o sistema imunológico lesiona as articulações e os tecidos conjuntivos, provocando inchaço, dor e destruição das articulações a longo prazo.
Os principais sintomas são: fraqueza, febre e lesões em outros órgãos, dependendo do quadro. Saiba mais sobre as manifestações da artrite reumatoide, neste artigo.
Psoríase
A psoríase se manifesta por meio de placas avermelhadas na pele, que se salientam levemente e se caracterizam por escamas prateadas sobre as lesões, que podem aparecer em qualquer lugar do corpo.
Geralmente, os lugares mais acometidos pela doença são: cotovelos, costas, couro cabeludo ou nádegas. Além disso, as unhas também podem ser afetadas pela psoríase, tornando-se deformadas, com furos e levemente espessas.
Artrite Psoriásica
A artrite psoriática é uma doença que causa inflamação nas articulações em pessoas que já possuem psoríase nas unhas ou na pele. Bastante parecida com a artrite reumatoide, a artrite psoriática tende a acometer as articulações dos joelhos, quadris e das pontas dos pés e mãos.
Essa doença é classificada como um tipo de espondiloartrite, que é o termo usado para designar um conjunto de doenças inflamatórias da coluna, envolvendo tendões e ligamentos nas interfaces entre o osso e a cartilagem da articulação.
Espondilite Anquilosante
Também considerada como um tipo de espondiloartrite, a espondilite anquilosante é resultado de uma doença que causa dor e rigidez nas grandes articulações e nos dedos dos pés e das mãos, em decorrência de uma inflamação da coluna.
Os sintomas mais comuns são: inflamação dos olhos, rigidez e dores nas costas e nas articulações acometidas.
Artrite Idiopática Juvenil
A artrite idiopática juvenil é uma doença parecida com a artrite reumatoide, mas que acomete crianças e jovens. Caracteriza-se por inflamações intensas nas articulações e/ou no tecido conjuntivo, podendo causar edema dos gânglios linfáticos, erupções cutâneas, febre e até mesmo atingir o coração.
Lúpus
Lúpus eritematoso sistêmico é uma doença que acomete o tecido conjuntivo, podendo também envolver outras partes do organismo como as articulações, trato gastrointestinal, sistema nervoso, rins, pele, membranas mucosas e até mesmo parede dos vasos sanguíneos.
Doença Inflamatória Intestinal
Dentre as doenças inflamatórias intestinais, estão a colite ulcerativa e a doença de Crohn. Consistem em doenças inflamatórias crônicas que podem acometer diversas partes do trato gastrointestinal, provocando intensa dor abdominal e diarreia.
Nesse caso, a inflamação é uma resposta celular imune à mucosa gastrointestinal, podendo atingir pessoas de todas as idades.
Esclerose múltipla
A esclerose múltipla é uma doença que ataca os tecidos do próprio corpo como uma resposta autoimune. Assim sendo, a doença danifica as zonas de mielina, substância que dá suporte às fibras nervosas.
Também tende a destruir os nervos ópticos da medula espinhal e as fibras nervosas subjacentes do organismo. De forma geral, os movimentos do corpo ficam inconsistentes e problemas de visão podem vir a surgir.
Como as doenças autoimunes podem ser tratadas?
A gravidade de uma doença autoimune pode variar bastante. Enquanto algumas são simples de ser tratadas, outras podem atingir órgãos e outras estruturas do organismo e dificultar o tratamento. Apesar de não serem curáveis, todas elas possuem tratamento, que, inclusive, se mostram a cada vez mais eficazes.
O avanço dos tratamentos das doenças autoimunes pode ser constatado pela orientação dos medicamentos imunobiológicos, que melhoram consideravelmente a qualidade de vida dos pacientes.
O mecanismo de atuação desse tratamento é ultramoderno, com medicações que fazem o papel de anticorpos, sendo capazes de alterar o processo da resposta inflamatória e, consequentemente, do desordenamento imunobiológico.
O tratamento é realizado por via endovenosa ou subcutânea e deve ser realizado apenas em centros de infusão especializados e bem equipados, juntamente com os profissionais devidamente qualificados.
Para saber mais sobre os tratamentos das doenças autoimunes, confira o artigo “O avanço dos tratamentos das doenças autoimunes”.
Ainda tem dúvidas sobre as doenças autoimunes de seus tratamentos? Entre em contato com a nossa equipe e mande sua pergunta!
#comotratardoençasautoimunes #doençaautoimune #oquesãodoençasautoimunes #principaisdoençasautoimunes