Para se compreender o que é metástase, antes é preciso entender como os tumores se desenvolvem. Tumor é quando há um aumento de volume por acúmulo de células, formando uma espécie de caroço, nódulo. Há um crescimento e formação anormal, mas, em algumas vezes, assintomáticos. Os tumores benignos têm um crescimento organizando e lento, além de não invadirem órgãos próximos.
Já o tumor maligno é um câncer, no qual há um crescimento celular desorganizado que pode atingir outros lugares do corpo, caracterizando a metástase.
Mas, afinal, o que é metástase?
A metástase ocorre quando a célula cancerígena se propaga para partes distantes do corpo de seu local original. Este processo não é fácil e várias etapas devem ocorrer até que se transforme em uma lesão clínica detectável. A maioria dos cânceres podem formar metástases.
Ossos, fígado e pulmão são as regiões mais comuns para metástases. Vale ressaltar que, embora os cânceres tenham capacidade para se disseminar para partes diversas do corpo, eles tendem a seguir um padrão de locais.
Veja, abaixo, os tipos de cânceres e os respectivos locais mais comuns para metástases:
bexiga: fígado, osso, pulmão;
mama: cérebro, fígado, osso, pulmão;
colorretal: fígado, peritônio, pulmão;
rim: cérebro, fígado, glândula adrenal, osso, pulmão;
pulmão: cérebro, fígado, glândula adrenal, osso, pulmão;
melanoma: cérebro, fígado, osso, pele/músculo, pulmão;
ovário: fígado, peritônio, pulmão;
pâncreas: fígado, peritônio, pulmão;
próstata: fígado, glândula adrenal, osso, pulmão;
estômago: fígado, peritônio, pulmão;
tireoide: fígado, osso, pulmão;
útero: fígado, osso, peritônio, pulmão, vagina.
A identificação da metástase acontece, muitas vezes, durante os exames realizados no diagnóstico do câncer primário. em outros casos, ela é encontrada durante o seguimento do paciente após o diagnóstico inicial de um tumor localizado através das consultas, do exame físico e dos exames laboratoriais e de imagem, por isso a importância de se manter um acompanhamento clínico após o diagnóstico e um tratamento de um câncer localizado.
Tratamento do câncer metastático
Ao ser identificado um tumor metastático, o tratamento ocorre de diferentes formas. A primeira delas pode ser com terapia sistêmica, através de quimioterapia, terapia biológica, terapia-alvo ou hormonioterapia. Há, também, o tratamento local, que é feito com cirurgia e radioterapia, ou mesmo uma combinação de todos esses. A recomendação varia de caso para caso. É importante ressaltar que é possível tratar a metástase mesmo que o tumor primário ainda seja desconhecido.
A Soma oferece os mais avançados recursos disponíveis e tem as melhores alternativas terapêuticas para o tratamento do câncer. Caso você tenha alguma outra dúvida, entre em contato com a equipe do Soma pelo telefone (48) 3223-6072. A equipe terá um prazer em ajudá-lo.
Comments