Blog

Tratamento de câncer em idosos: a idade é um fator de risco?

Material escrito por:
Clínica Soma
Tratamento de câncer em idosos: a idade é um fator de risco?

Você já deve ter se perguntado como é tratamento do câncer em idosos. Seria a idade um fator de risco para o câncer? E será que o tratamento do câncer na terceira idade é mais perigoso?

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer é caracterizado por mais de 100 tipos diferentes de doenças malignas. Essas doenças têm em comum o crescimento desordenado de células, capazes de invadir tecidos e até mesmo órgãos mais distantes.

Os fatores de risco são situações associados que aumentam a probabilidade uma pessoa desenvolver uma doença.

Segundo o INCA, os fatores de risco mais comuns para o câncer são:

Os fatores de risco também podem ser encontrados no ambiente físico, da mesma forma que podem ser resultado de hábitos dos pacientes.

Portanto, chegamos a conclusão que sim, a idade é um fator de risco para o câncer. Continue lendo o artigo para saber sobre como é o tratamento do câncer em idosos.

Idosos e o câncer

envelhecimento é um processo natural da vida. Afinal, todos vão envelhecer em algum momento da vida. Mas, por causa das mudanças fisiológicas decorrentes da idade, o envelhecimento está ligado ao câncer.

De acordo com o INCA, 70% dos casos de câncer no mundo ocorrem na terceira idade. O instituto afirma que o envelhecimento causa a diminuição da capacidade de recuperação das células e é isso que faz com que o corpo dos idosos esteja mais sujeito a tumores.

Portanto, alguns dos sinais mais comuns que podem indicar a suspeita de algum tipo de câncer em idosos podem ser:

  • emagrecimento sem causa aparente;
  • falta de apetite;
  • intestino desregulado (hora constipação, hora diarreia);
  • perda de sangue pelas fezes;
  • cansaço excessivo;
  • pele amarelada;
  • palidez.

Tenha em mente que o diagnóstico do câncer pode ser um momento muito difícil para qualquer pessoa, independente da idade. Em idosos, a notícia do câncer poder ser uma via de mão dupla, uma vez que alguns podem aceitar mais facilmente enquanto outros podem desenvolver algum tipo de depressão.

Por esse motivo, é muito importante que pacientes oncológicos, de qualquer idade, tenham um acompanhamento psicológico durante o tratamento do câncer.

Tratamento do câncer em idosos

De acordo com a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), quando o diagnóstico do câncer é feito de forma correta, o tratamento mais adequado e eficaz pode ser aplicado.

O principal objetivo do tratamento do câncer é a cura da doença ou, quando isso não é possível, prolongar a vida do paciente. Portanto, melhorar a qualidade de vida dos pacientes por meio de cuidados paliativos e apoio profissional e familiar é fundamental para que o tratamento seja eficaz.

Os tratamentos de câncer mais comuns são a quimioterapiaradioterapia e a cirurgia. Até mesmo os idosos são submetidos a esses tratamentos, no entanto, é preciso ter em mente que vários distúrbios podem surgir durante o tratamento do câncer em idosos.

Veja alguns dos desafios do tratamento do câncer nos idosos, segundo o INCA:

  • desnutrição: por conta da perda de apetite e dificuldade de engolir o alimento;
  • sarcopenia: por conta da perda de massa e força na musculatura esquelética;
  • xerostomia: boca seca, por falta da saliva;
  • mucosite: inflamação da mucosa que reveste o tubo digestivo;
  • comorbidades: o idoso pode ter outas doenças como pressão alta ou diabetes.

Por causa desses possíveis problemas, alguns cuidados como a alimentação precisam existir.

Ter uma equipe multidisciplinar é essencial nesse quesito, uma vez que nutricionistas e psicólogos compõe esse grupo de profissionais. Abordar esse tipo de prática é de extrema importância não só para o paciente como também para seus familiares, ajudando a lidar com todas as fases do tratamento do câncer em idosos.

Gostou do artigo? Então acesse o nosso blog e fique por dentro de mais conteúdos como esse! Aproveita e segue agente no Facebook Instagram, assim você pode acompanhar todas as nossas novidades!

Conteúdos Relacionados