Blog

Tratamento multidisciplinar para o câncer: entenda como funciona e a importância

Material escrito por:
Clínica Soma
Tratamento multidisciplinar para o câncer: entenda como funciona e a importância

O câncer é uma doença que ainda causa bastante medo e incertezas nos pacientes. Por esse motivo, muito mais do que realizar a terapia oncológica, é preciso orientar um tratamento multidisciplinar para o câncer, incluindo abordagens psicológicas, nutricionais, odontológicas, sociais e de prevenção, que ajudam o paciente e seus familiares.

Ou seja, para um tratamento bem-sucedido, é necessário adotar uma abordagem multiprofissional do paciente oncológico, com diversos médicos e profissionais da saúde envolvidos em prol do bem-estar e melhor qualidade de vida.

A mais recente estimativa do INCA (Instituto Nacional do Câncer), realizada em 2018, mostrou que a doença é um problema de saúde pública, atingindo mais de 17 milhões de pessoas, sem contar os casos de câncer de pele não melanoma.

Por esse motivo, é fundamental ter um olhar para o câncer de uma equipe multiprofissional, que irá melhorar consideravelmente as perspectivas de cada paciente.

Ao longo deste artigo, entenda como funciona e a importância do tratamento multidisciplinar para o câncer.

Quais são os profissionais envolvidos no tratamento multidisciplinar para o câncer?

tratamento multidisciplinar para o câncer envolve inúmeros profissionais de saúde. Em primeiro lugar, destaca-se o oncologista, que é o médico responsável por orientar a melhor terapia para a doença, como a quimioterapia, radioterapia, hormônio, ou até mesmo intervenções cirúrgicas.

O oncologista será o profissional que manterá contato direto com o paciente e seus familiares, ao longo de toda a doença, informando sobre o progresso dos métodos, bem como avanço, regresso ou remissão do câncer.

A seguir, conheça outros profissionais envolvidos no tratamento multidisciplinar para o câncer.

Dentistas

Uma das principais consequências das terapias oncológicas é o dano à saúde bucal dos pacientes. Por esse motivo, o dentista tem uma significativa importância no tratamento multidisciplinar para o câncer.

Afinal de contas, o profissional evita maiores danos, como a mucosite, xerostomia (boca seca), cárie de radiação e outras condições próprias do tratamento oncológico.

Nutricionistas

A nutrição é muito importante no tratamento contra o câncer. Até porque, a manutenção de uma alimentação saudável, rica em nutrientes, com ingestão de fibras e quantidade adequada, são fatores determinantes para o sucesso das terapias oncológicas.

Além disso, os nutricionistas orientam as dietas adequadas para prevenir ou minimizar os efeitos colaterais dos tratamentos, bem como para o fortalecimento do sistema imunológico.

Na questão da prevenção, os alimentos também têm um papel muito importante. A adoção de uma dieta equilibrada pode reduzir os fatores de risco, contribuindo para diminuir os casos de câncer.

Psicólogos

acompanhamento psicológico no tratamento contra o câncer tornou-se praticamente indispensável. Quando o paciente é diagnosticado, ele(a) lida com um misto de sentimentos, como o medo, angústia e o sofrimento.

Mesmo com os avanços nos tratamentos contra o câncer, ainda há muito receio, não somente por parte do paciente, mas também pelos familiares.

Sendo assim, na abordagem do tratamento multidisciplinar para o câncer, fazer o acompanhamento psicológico é uma forma de garantir o bem-estar emocional, além de colaborar com as perspectivas de cura.

Fisioterapeutas

Os fisioterapeutas também colaboram com o tratamento multidisciplinar para o câncer, especialmente nos casos em que é preciso fazer alguma intervenção cirúrgica, em que o paciente ficará impedido ou terá dificuldades de mobilidade.

Além disso, vale dizer que o câncer causa inúmeras dores e alterações físicas. Portanto, a presença de um fisioterapeuta, em todas as fases do tratamento, pode ajudar na redução dos sintomas e na melhor qualidade de vida dos pacientes.

O segmento de fisioterapia também colabora com campanhas de conscientização, não apenas na reabilitação. Fora isso, o profissional também realiza o acolhimento dos pacientes oncológicos, que muitas vezes veem na fisioterapia, uma oportunidade de liberar a ansiedade e o estresse em que vivem.

Médicos Hematologistas

Hematologia é uma área da Medicina que estuda todos os componentes que estão relacionados ao sangue, como os glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e as plaquetas. Cabe aos profissionais especializados nessa área investigar os órgãos produtores, como a medula óssea, os gânglios linfáticos e o baço.

Quando incluímos dos hematologistas dentro da equipe multidisciplinar, ele se responsabiliza em ajudar na escolha dos melhores tratamentos disponíveis para o paciente. Além de atuar no tratamento de anemias, trombose, hemofilia, entre outros.

Médicos Cirurgiões Oncológicos

São os médicos especializados em cirurgias em pacientes com câncer, sendo capazes de realizar procedimentos afim de diagnosticar tumores ou suspeitas. Ele também é responsável por verificar como está o andamento do organismo do paciente, durante todo o processo.

Médicos Cardiologistas especializados em cardio-oncologia

Doenças cardiovasculares têm se tornado eventos cada vez mais frequentes em pacientes com câncer, por isso, ter um cardiologista dentro da equipe multidisciplinar é muito importante.

O acompanhamento cardiológico durante o tratamento do câncer, é essencial para a prevenção, diagnóstico adequado, além do próprio tratamento cardiovascular nesses pacientes oncológicos. Dessa forma, o médico cardiologista faz com que todas as condições sejam ideais para receber o tratamento oncológico característico.

Médicos Geneticistas

Os geneticistas são aqueles profissionais envolvidos com pesquisa e manipulação genética. Então, quando inseridos em um tratamento multidisciplinar, seu papel é avaliar o histórico pessoal e familiar do paciente com suspeita de câncer. A consulta é bem detalhada e só após isso, é que o geneticista pede por testes que indiquem alguma alteração específica no DNA.

No caso de pacientes já diagnosticados com câncer, o teste genético será bastante útil para o tratamento e acompanhamento. O geneticista e o teste genético, vai auxiliar a equipe médica a ter um direcionamento específico para cada tipo de câncer.

Médicos Infectologistas

Pacientes oncológicos, que estão passando pelo tratamento, já estão imunodepressivos por conta dos muitos medicamentos pesados e por conta disso, é comum que esses pacientes mostrem certo grau de comprometimento do sistema imunológico.

Acontece que tratamentos como a quimioterapia, acabam por prejudicar as defesas naturais do organismo, deixando esses pacientes inclinados a apresentar quadros infecciosos, e é por isso que a presença de um infectologista, na equipe multidisciplinar, é muito importante. Ele irá atuar juntamente do oncologista para prevenir esses quadros infecciosos, atuando diretamente na defesa da imunidade do organismo.

Equipe de Enfermagem especializada em oncologia

Esses profissionais são aqueles que apoiam os médicos em procedimentos específicos, além de também serem aptos à dar suporte aos pacientes que mais necessitam de cuidados.

Os enfermeiros especializados em oncologia são responsáveis por todo o cuidado do paciente, estando presentes em todas as fases do diagnóstico, seja no tratamento curativo, no controle dos sintomas, durante o acompanhamento e até mesmo na reabilitação.

Esses cuidados são essenciais e chegam a ultrapassar as técnicas, a humanização e a empatia, tornando toda essa cautela em um diferencial para o acompanhamento do paciente oncológico.

Conheça o tratamento multidisciplinar para o câncer da Clínica Soma

Clínica Soma é referência no tratamento multidisciplinar para o câncer, trazendo inúmeros profissionais especializados para orientar a melhor abordagem multiprofissional do paciente oncológico.

Para quem procura por um oncologista em Florianópolis, a Clínica Soma oferece um atendimento humanizado, com profissionais renomados na área e aptos para oferecer todo o suporte ao paciente e familiares.

Entre em contato conosco para saber mais sobre os nossos serviços e conhecer todos os profissionais envolvidos no tratamento multidisciplinar para o câncer!

Conteúdos Relacionados