Endocrinologia em Florianópolis

endocrinologia é uma especialidade da medicina que atua quando há alguma disfunção dos hormônios ou das glândulas endócrinas.

endocrinologista é aquele profissional especializado nessa área. Ele trata todas as condições ligadas ao metabolismo nas diversas as fases da nossa vida, desde a infância até a velhice.

É de conhecimento geral que quando o nosso metabolismo e hormônios estão funcionando de forma adequada, o nosso bem-estar é garantido. Por isso, o endocrinologista tem um papel fundamental.

A lista de patologias que merecem os cuidados deste profissional é longa e conta com doenças como:

obesidade é uma condição que deve ser tratada pelo endocrinologista seja de suma importância. Afinal, segundo dados do Ministério da Saúde, 55,7% da população adulta brasileira está com excesso de peso e 19,8% é obesa.

Portanto, é papel do endocrinologista reconhecer e tratar todos esses problemas, fazendo com que o equilíbrio do organismo seja restabelecido.

Quando devo procurar um endocrinologista?

Tenha em mente que uma consulta com um endocrinologista é necessária quando perceber a presença de alguns sintomas que apontem para distúrbios hormonais.

Alguns dos sintomas mais comuns são:

  • cansaço excessivo;
  • excesso de pelos em mulheres;
  • queda de cabelo;
  • dificuldade no ganho ou perda de peso;
  • glicemia ou colesterol alterados nos exames;
  • qualquer alteração hormonal em exame;
  • mudanças nos ciclos menstruais;
  • sede excessiva;
  • puberdade precoce ou tardia;
  • crescimento da tireoide;
  • sintomas de andropausa ou menopausa.

endocrinologista deve ser procurado sempre que o paciente tiver qualquer uma das condições citadas acima, ou ainda quando houver mudanças nos níveis de colesterol e gordura de forma repentina.

Aqueles que desejam perder peso também podem procurar pelo endocrinologista. O profissional pedirá exames clínicos e laboratoriais para conferir se todas as glândulas estão funcionando da maneira adequada. Dessa forma, ele pode verificar se o ganho de peso está ou não relacionado à alguma alteração hormonal.

Além disso, de acordo com a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), muitos dos tratamentos para o câncer podem ocasionar alterações hormonais, o que demandará de um acompanhamento de um endocrinologista.

Endocrinologia e Oncologia: qual a relação?

Os pacientes submetidos a tratamentos oncológicos podem, muitas vezes, apresentar algumas endocrinopatias, (doenças que afetam o sistema endócrino).

Por isso, é indicado que pacientes que completam o tratamento do câncer procurem um endocrinologista para checar os níveis hormonais e tratar alterações, caso sejam identificadas.

Contudo, também existem pacientes em pré-tratamento, e até mesmo durante o tratamento, que procuram por esse profissional em endocrinologia para melhorar a imunidade e ter uma boa resposta aos tratamentos como a quimioterapia.

Procurar um endocrinologista é uma boa forma de identificar as complicações do tratamento para o câncer (quimioterapia e radioterapia), concedendo uma melhor qualidade de vida aos pacientes em pré, durante e pós tratamento oncológico.

Além disso, o endocrinologista também ajuda a tratar excesso de peso ou obesidade. Tratar essa condição é importante porque o sobrepeso é um fator de risco, ou seja, pode aumentar as chances de desenvolver algum tipo de câncer.

Instituto Nacional do Câncer (INCA), indica que o excesso de gordura corporal pode gerar um estado de inflamação crônica, causando aumentos nos níveis de alguns hormônios. Em consequência disso, ocorre o crescimento das células cancerígenas, capazes de agravar as chances de desenvolvimento da doença.

Por isso, o endocrinologista é o profissional mais habilitado para acompanhar um paciente com obesidade em seu processo de emagrecimento.

Conheça a endocrinologia em Florianópolis

Se você está procurando por um profissional especializado em endocrinologia em Florianópolis, conte com a Clínica Soma.

A Dra Steicy Maisa de Oliveira Ribeiro é graduada em medicina pela Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL), além de ser especialista em Clínica Médica pelo Hospital Nossa Senhora da Conceição e em Endocrinologia e Metabologia pelo Hospital Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora.

Na primeira consulta com a endocrinologista em Florianópolis, o paciente deve contar sobre todos os sintomas e alterações que está percebendo, além do seu histórico clínico. Depois, a médica fará um exame físico para levantar informações como peso e medidas corporais.

É nessa consulta que todas as dúvidas devem ser solucionadas para que a escolha do tratamento seja adequada e ocorra da melhor forma possível.

Quer saber mais sobre a endocrinologia em Florianópolis? Entre em contato com a Clínica Soma para tirar suas dúvidas! Aproveite e nos siga no Facebook Instagram para ficar por dentro de todas as nossas atualizações.

Endocrinologia em Florianópolis

Gostou? Compartilhe

Material escrito por:
esaude@clinicasoma

Conteúdos Relacionados

Ver todos