Tratamento Nutricional

O tratamento nutricional é normalmente associado com a prevenção de doenças crônicas, como diabetes, colesterol alto e hipertensão. No entanto, o método também é indicado para reduzir os riscos de câncer e aprimorar as terapias oncológicas.

Um levantamento feito pelo Instituto Nacional do Câncer (INCA) demonstrou que só no ano de 2018 ocorreram mais de 18 milhões de casos novos de câncer (sem contar a incidência do câncer de pele não melanoma). Desse total, o mais recorrente é o câncer de pulmão (2,1 milhões), seguido do câncer de mama (2,1 milhões).

Os números são altos, mas o avanço na medicina permitiu uma ampliação do percentual de cura e remissão do câncer. Nesse sentido, quando as terapias oncológicas são associadas ao tratamento nutricional, é possível alcançar resultados ainda melhores.

Por que o tratamento nutricional é importante?

O tratamento nutricional é determinante para a qualidade de vida dos pacientes oncológicos, pois ele oferece uma boa resposta do organismo às terapias e intervenções médicas, além de reduzir os impactos da doença.

Além do mais, ingerir determinados tipos de alimentos, antes, durante e depois do tratamento contra o câncer, faz com que os pacientes se sintam melhores e mais dispostos. Por isso, vale a pena investir em uma dieta rica em nutrientes.

Além do mais, os medicamentos da quimio, radio e hormonioterapia provocam uma série de alterações nutricionais que se manifestam de diferentes formas. Alguns estudos apontam uma frequência da desnutrição (presente em 30% a 50% dos pacientes) e anorexia.

Para a nutricionista Cláudia Patounas, da Clínica SOMA, o tratamento nutricional é indicado logo após o diagnóstico de câncer, sendo imprescindível o acompanhamento com um profissional competente.

Sendo assim, os benefícios do tratamento nutricional são inúmeros, incluindo:

• redução dos efeitos colaterais das terapias oncológicas;
  • fortalecimento do sistema imunológico após o tratamento;
  • correção de crença equivocadas sobre dietas para pacientes com câncer;
  • prevenção e manutenção da saúde para evitar recidiva da doença.

Ou seja, graças ao tratamento nutricional, os pacientes com câncer podem fortalecer o sistema imunológico, garantindo que eles fiquem fortes o bastante para receber as intervenções da quimio, radio e hormonioterapia, entre outras abordagens terapêuticas.

Quais alimentos podem ajudar no tratamento contra o câncer?

A adoção de uma dieta saudável é uma grande aliada para todos, já que é uma forma de prevenir contra o surgimento de doenças crônicas, entre outras enfermidades.

Para os pacientes com câncer, o tratamento nutricional inclui a redução do consumo de produtos industrializados e maior diversificação das refeições, com introdução de nutrientes essenciais e vitaminas.

A seguir, conheça alguns alimentos que podem ajudar no tratamento contra o câncer.

1 – Verduras com folhas verde-escuras

As verduras com folhas verde-escuras, como o espinafre, são ricas em vitamina E e ácido fólico, nutrientes que atuam na prevenção e no tratamento contra o câncer.

A insuficiência de ácido fólico está associada com o maiores riscos de tumores, já que essa substância atua no funcionamento de enzimas que mantêm o DNA das células saudáveis. Em conjunto, a vitamina E é um ótimo oxidante, combatendo os radicais livres.

2 – Castanha-do-pará

A castanha-do-pará é um alimento rico em selênio, um mineral com rico em propriedades antioxidantes. Por conta disso, ele é muito recomendado para a prevenção contra o câncer, mas também para melhorar a eficácia dos tratamentos oncológicos.

Entretanto, é necessário ter cuidado com a quantidade, já que a castanha-do-pará tem um alto valor calórico e ainda pode acumular selênio de forma prejudicial no organismo.

3 – Alho

O alho é um ingrediente bastante comum na culinária brasileira e os seus efeitos nos tratamentos contra o câncer são excelentes. Ao serem amassados, os dentes de alho produzir um composto que causa a morte de células defeituosas, o que pode reduzir a formação de tumores malignos.

Além do mais, o alho conta com alguns nutrientes essenciais, como a vitamina C e B16, manganês, selênio e antioxidantes. Ou seja, é um alimento que contribui para a prevenção contra o câncer e diminui o risco de recidiva da doença.

No entanto, independentemente do alimento, é fundamental que o tratamento nutricional seja acompanhado por um profissional qualificação em nutrição oncológica.

A Clínica SOMA conta com uma equipe especializada em nutrição oncológica, uma área que oferece tratamento nutricional integrado para melhor eficácia das terapias.

Conheça a nossa equipe e siga-nos nas redes sociais, Facebook e Instagram, para receber mais novidades no tratamento contra o câncer!

Tratamento Nutricional

Gostou? Compartilhe