Urologia

A urologia é uma especialidade médica que trata as disfunções do sistema urinário de homens e mulheres, tendo uma grande importância no tratamento contra o câncer de bexiga, próstata e da uretra.

De acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de bexiga é uma das neoplasias mais comuns do trato urinário, aparecendo em novo lugar no ranking entre os tipos de cânceres mais frequentes do mundo. No ano de 2020, registrou-se mais de 10.640 casos de câncer de bexiga. Desse total, 7.590 em homens e 3.050 em mulheres.

Visto que o sistema urinário de homens e mulheres está muito diretamente associado aos órgãos reprodutores, muitas vezes o urologista também faz o diagnóstico e tratamento de disfunções sexuais, como anomalias no pênis, impotência e infertilidade.

Para formação do urologista, o profissional deve, obrigatoriamente, ter feito Medicina, residência médica e especialização em cirurgia geral. Posteriormente, ele passa por outra especialização, agora com foco em urologia. São cerca de 11 anos de estudo para o tratamento clínico de problemas no trato urinário.

Abaixo, acompanhe quais são as principais doenças tratadas pelo urologista e como o profissional pode ajudar no tratamento contra o câncer.

Quais doenças são tratadas pelo urologista?

Muitas pessoas acham que o trabalho do urologista está centrado na saúde do homem, tendo uma atuação semelhante ao ginecologista. No entanto, esse é um equívoco comum, pois a urologia é uma área voltada ao atendimento de homens e mulheres, com foco no sistema urinário e reprodutor.

Nesse sentido, o urologista faz o diagnóstico e tratamento de doenças que acometem a bexiga, próstata, uretra, vesículas seminais, ductos deferentes e rins. Entre as principais enfermidades desses órgãos, destacam-se:

Para os homens, recomenda-se consultar regularmente um urologista após os 40 anos. No entanto, o médico pode atender pacientes de todas as idades, principalmente quando constatado sintomas como ardência ao urinar, sangue na urina e cólica renal.

Quais tipos de câncer são tratados pelo urologista?

A urologia trabalha em conjunto com oncologistas para o tratamento de cânceres no sistema urinário e reprodutor. Entre eles, destacam-se:

Câncer de bexiga

O câncer de bexiga pode ser superficial (quando atinge só o revestimento do órgão) ou evoluir para carcinoma das células escamosas, invadindo a parede muscular e outras regiões próximas, como os gânglios linfáticos.

O tratamento depende diretamente do estágio da doença e do tipo de tumor, sendo possível a realização de terapias com radio, quimio e prescrição medicamentosa.

Normalmente, o câncer de bexiga é diagnosticado em exames clínicos e laboratoriais. Os principais sintomas são: sangue na urina, dor e dificuldade ao urinar, dor lombar, perda de apetite e fraqueza.

Câncer de próstata

O câncer de próstata é um tumor que afeta a glândula localizada logo abaixo da bexiga, que envolve a uretra, com ligação ao orifício externo do pênis. É o segundo tipo de câncer mais frequente entre os homens, perdendo apenas para o câncer de pele.

O tratamento envolve várias modalidades terapêuticas, que podem ser combinadas ou não. Entretanto, o principal método é a cirurgia, em conjunto com a radioterapia, dependendo do estágio da doença.

Os homens com mais de 45 anos estão incluídos no grupo do risco do câncer de próstata e, por esse motivo, é importante realizar exames preventivos anuais.

A doença é silenciosa, mas curável com o diagnóstico precoce.

Câncer na uretra

O câncer na uretra atinge o canal que transporta a urina desde a bexiga até o exterior do corpo. Embora raro, a doença é mais comuns em pacientes com mais de 50, atingindo homens e mulheres.

O primeiro sintoma é geralmente o sangue na urina, porém quando há obstrução ou disfunção no fluxo urinário, também pode ser um indicativo da doença.

Acredita-se que o câncer de uretra esteja associado com a infecção por papilomavírus humano (HPV), um tipo de infecção sexualmente transmissível, que causa verrugas nos órgãos genitais.

A urologia tem um papel fundamental no tratamento contra o câncer, pois ela orienta as medidas preventivas para os pacientes oncológicos, além de trabalhar em conjunto com a oncologia para orientação das melhores terapias e intervenções.

A Clínica SOMA conta com um corpo clínico especializado no tratamento de cânceres do sistema urinário e reprodutor. Siga-nos no Facebook e Instagram para acompanhar os nossos conteúdos!

Urologia

Gostou? Compartilhe

Tratamentos oncológicos e com imunobiológicos em Florianópolis