Viver bem com câncer metastático é possível!

Viver bem com câncer metastático é possível!

metástase é conhecida como o processo onde as células cancerosas se soltam do tumor principal e migram para outras partes do corpo, formando novos tumores. Não é algo que possa ser detectado com facilidade, afinal, é necessário que passe por várias etapas até se tornar uma lesão clínica notável.

metástase não tem cura, mas existem vários tratamentos alternativos que garantem a qualidade de vida, além de contribuir para a redução dos sintomas. E é aí que entram os cuidados paliativos, que tem como principal objetivo otimizar o tempo de vida dos pacientes.

Cuidados paliativos

Os cuidados paliativos são as ações destinadas à melhoria da qualidade de vida de pacientes com doenças graves, como o câncer. Esses cuidados oferecem apoio para os pacientes que se encontram naquela última fase da doença, onde o tratamento não responde mais, trazendo um conforto para a vida desses pacientes, além de uma ótima qualidade de vida.

Os cuidados paliativos são fundamentais para:

• promover o alívio da dor e outros sintomas;
  • integrar os aspectos psicológicos e espirituais no cuidado ao paciente;
  • suportes que possibilitam o paciente viver tão ativamente quanto possível;
  • oferece suporte para auxiliar os familiares durante a doença do paciente;
  • foca nas necessidades dos pacientes e de seus familiares;
  • melhoria na qualidade de vida, além de influenciar positivamente o curso de vida.

São muitas as formas de fazer com que todo o processo seja o mais confortável possível, tanto para o paciente como para os familiares. Um tratamento humanizado é muito importante, afinal, todo o processo de avaliação e o próprio tratamento em si, precisa de atenção emocional, física, social e até espiritual, pois a junção dessas áreas precisam estar em total harmonia para que o paciente se sinta bem durante todo o processo.

Vivendo com o câncer metastático

Quando não existe cura, o foco deve ser em como se viver, em buscar uma nova perspectiva de lidar com a doença. Fazer os tratamentos necessários e aproveitar a otimização que os cuidados paliativos proporcionam, afinal, amor, cuidado e acolhimento são remédios fundamentais quando se fala em uma abordagem paliativa.

Ter câncer metastático não é o fim da linha, ele não vai invalidar os seus sonhos e planos, com o tratamento paliativo certo, você é capaz de fazer isso e muito mais. Uma vida comum repleta de realizações e acima de tudo, saudável.

Há alguns cuidados paliativos que o médico pode indicar, todos com o mesmo objetivo, que é controlar o crescimento do tumor e prolongar a vida dos pacientes. Ou seja, eles irão agir no controle dos sintomas ao invés de no controle da doença, os cuidados paliativos visam a qualidade de vida durante todo o tempo de tratamento necessário.

O conforto do paciente é o que mais importa nesses casos, por isso, os cuidados paliativos são geralmente administrados em casa e quase sempre, os familiares se tornam os principais cuidadores, seguindo a orientação médica, uma vez que está todos os dias ao lado do paciente.

Muitas pessoas vivem todos os dias com o câncer metastático, às vezes em estágios avançados, porém, com qualidade de vida, sendo capaz de viver da forma que quiser. Você é protagonista da sua própria história, só você é capaz de saber como administrar o câncer na sua vida.

Caso você tenha alguma outra dúvida, entre em contato com a equipe da Clínica Soma pelo telefone (48) 3223-6072. A Clínica Soma oferece os mais avançados recursos disponíveis e tem as melhores alternativas terapêuticas para o tratamento do câncer, agende sua consulta para uma avaliação individual.

Aproveita segue a gente no Facebook Instagram, lá você fica por dentro de todas as novidades de tratamentos e curiosidades sobre o assunto.

Conteúdos Relacionados