Soma Imuno: tratamentos e orientações

16/09/2018

Soma Imuno: tratamentos e orientações

A Soma Imuno é uma clínica especializada em tratamento com imunobiológicos. O espaço foi idealizado e criado no intuito de oferecer aos pacientes todo o suporte necessário, com atenção especializada a cada caso. Os tratamentos oferecidos são destinados às doenças autoimunes, com foco nos medicamentos imunobiológicos.

Quais são os principais objetivos da Soma Imuno?

Os principais objetivos da Clínica Soma Imuno são voltados para oferecer essa atenção especializada aos pacientes com doenças autoimunes, que recorrem aos tratamentos com imunobiológicos.

 

Além disso, o acompanhamento é considerado uma referência entre os especialistas, por ser cada vez mais humanizado e qualitativo, destinando-se a alcançar os melhores resultados. Dessa maneira, o local proporciona um ambiente: específico, qualificado, diferenciado e facilitador.

Quais as doenças que são tratadas pelo tratamento com imunobiológicos?

Dentre as doenças auto-imunes tratadas com imunobiológicos na Soma Imuno, podemos destacar:

  • artrite reumatóide;
  • psoríase;
  • artrite psoriásica;
  • espondilite anquilosante;
  • artrite idiopática juvenil;
  • lúpus eritematoso sistêmico;
  • Doença de Crohn
  • Retocolite Ulcerativa
  • esclerose múltipla;
  • urticária;
  • asma.

Como é a funcionalidade do tratamento com imunobiológicos?

Após o diagnóstico de uma doença autoimune, o paciente deverá conviver com o desordenamento do sistema imunológico. O organismo fica tão desorientado que o mesmo torna-se capaz de atacar o próprio corpo e os órgãos, quando sua função deveria ser a proteção dos mesmos.

O avanço dos tratamentos

Atualmente, o avanço dos medicamentos imunobiológicos foi capaz de proporcionar, significativamente, a melhoria das manifestações crônicas das doenças autoimunes. Isso porque são capazes de alterar, de maneira substancial, o histórico natural que as doenças tendem a progredir.

 

Os medicamentos imunobiológicos são capazes de melhorar a qualidade de vida das pessoas com doenças autoimunes. As medicações atuam como anticorpos de alguns tipos, como monoclonais, antagonistas de receptores e bloqueadores da sinalização intracelular.

 

Dessa forma,  esses anticorpos possuem como alvo receptores de superfície, citocinas ou moléculas de sinalização intracelular, que estão diretamente relacionadas ao processo da resposta inflamatória.

 

A administração da medicação é feita por via endovenosa ou subcutânea. Ou seja, só poderá ser realizada em clínicas ou centros de infusão especializados, como a Clínica Soma Imuno, que atende em Florianópolis..

O que causa uma doença auto-imune?

Como vimos, em um indivíduo saudável, o sistema imunológico tem a função de proteger o corpo dos microorganismos externos, estimulando a produção de anticorpos. As doenças autoimunes acontecem quando esses anticorpos passam a atacar as células do próprio organismo, assim como órgãos e tecidos.

É importante esclarecer que em pessoas que já trazem alguma predisposição genética para desenvolver uma doença autoimune é possível que alguns fatores sejam desencadeantes para uma resposta autoimune, como: bactérias, vírus, toxinas, hormônios, medicamentos específicos, além de situações de estresse, que favorecem o desenvolvimento do quadro.

Da mesma maneira, é válido ressaltar que quando se desenvolve uma doença auto-imune, a probabilidade de desenvolver outra doença também é aumentada. No entanto, alguns fatores ainda desconhecidos parecem provocar a doença.

 

Agende uma visita para conhecer a Clínica e saber como podemos te ajudar. Para maiores informações, entre em contato com nossa equipe.