Blog

Câncer de laringe: o que é, sintomas, tratamento

user
Material escrito por:
esaude@clinicasoma
Câncer de laringe: o que é, sintomas, tratamento

câncer de laringe é um dos tipos de câncer encontrados na região da cabeça e pescoço e faz parte dos tipos de câncer der garganta. Ele representa cerca de 25% dos tumores malignos que afetam essa área, segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA).

Predominante em homens acima dos 40 anos, a ocorrência do câncer de laringe pode começar em qualquer uma das áreas do orgão, sendo elas:

  • supraglote;

  • glote;

  • subglote.

Na maior parte das pessoas, esse tumor surge nas glotes, mais conhecida como cordas vocais. Apenas 1/3 irá acometer a área supraglótica, que fica acima das cordas vocais.

O INCA ainda afirma que o tipo histológico mais comum do câncer de laringe são os carcinomas de células escamosas, prevalentes em mais de 90% dos pacientes. Esses carcinomas são caracterizados pelo seu desenvolvimento nas células escamosas que envolvem a laringe.

Sintomas do câncer de laringe

Os sintomas do câncer de laringe irão depender da sua exata localização, uma vez que estão diretamente ligados ao local. No entanto, o INCA indica que os sinais costumam incluir:

  • dor na garganta;

  • nódulos;

  • dificuldade para engolir;

  • alterações de voz ou rouquidão.

Na presença de qualquer um desses sintomas, o ideal é procurar ajuda médica para fazer o diagnóstico precoce da doença, principalmente se o paciente possui fatores de risco.

Os fatores de risco são caracterizados por todas as condições que aumentam as chances de uma pessoa desenvolver algum tipo de câncer. No caso do câncer de laringe, os fatores mais comuns indicados pelo INCA são o tabagismo, alcoolismo, obesidade e exposição a certos tipos de substâncias.

O INCA também aponta as infecções por HPV (Papilomavírus Humano) como um dos fatores de risco mais frequentes para o câncer de laringe.

A partir daí, é importante estar atento aos sinais para um diagnóstico precoce. Tenha em mente que, quanto mais cedo o câncer for detectado, maiores são as chances de um tratamento efetivo.

Tratamento do câncer de laringe

tratamento do câncer de laringe só pode ser determinado após análise médica, pois ele depende do estágio da doença assim como sua exata localização. No geral, os tratamentos mais indicados são a quimioterapiaradioterapia ou cirurgia, também conhecida como cirurgia de cabeça e pescoço.

Quimioterapia e radioterapia

Ambas as formas de tratamento são eficientes para tratar o câncer de laringe.

quimioterapia pode ser indicada pelo médico tanto antes quanto depois da cirurgia, quando necessário, já que esse tratamento consiste na aplicação de um ou mais medicamentos com o objetivo de eliminar as células do tumor.

Já a radioterapia costuma ser indicada pelo especialista após a cirurgia, quando há necessidade de otimizar o tratamento do câncer e o resultado cirúrgico.

Cirurgia de cabeça e pescoço

cirurgia de cabeça e pescoço é uma intervenção utilizada para cuidar de tumores que afetam essa região, como o câncer de laringe.

Esse procedimento possui três objetivos principais que são: a cura, a reabilitação e o resultado estético. Por isso, é essencial que essa cirurgia seja feita por um profissional especializado nesse assunto.

Formas de prevenção

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), a prevenção do câncer se baseia em atitudes que reduzem os riscos de deter a doença. No caso do câncer de laringe essas ações continuam sendo as mesmas, assim como evitar os principais fatores de desenvolvimento da doença:

  • evitar o consumo de bebidas alcoólicas;

  • manter o peso corporal adequado;

  • ter uma alimentação saudável;

  • prática regular de exercícios físicos;

  • não fumar.

Evitar também os fatores de risco já citados ao longo do artigo é muito importante para a prevenção do câncer de laringe.

Por esse motivo, é extremamente importante realizar consultas regulares ao médico e fazer exames de rotina, principalmente na presença de sintomas suspeitos. Manter os exames em dia também é fundamental para a detecção precoce de qualquer tipo de câncer.

Gostou do artigo? Quer ficar por dentro de mais conteúdos como esse? Então continue navegando em nosso blog!

Aproveite e nos siga nas redes sociais (Facebook Instagram) para acompanhar dicas de saúde e novidades.

Conteúdos Relacionados