Blog

Dicas de exercícios físicos para quem tem artrite reumatoide

Material escrito por:
Clínica Soma
Dicas de exercícios físicos para quem tem artrite reumatoide

artrite reumatoide é uma doença autoimune e inflamatória crônica, que afeta as articulações do corpo, principalmente as das mãos e dos pés, podendo até mesmo levar à deformidade. Essa doença acontece quando o sistema imunológico ataca os próprios tecidos do corpo, como forma de resposta desorganizada de defesa.

É muito comum, para quem tem artrite reumatoide, a presença de dores nas articulações, sendo um dos principais sintomas além de inchaço, calor e vermelhidão em qualquer articulação do corpo, especialmente nos punhos e mãos.

Durante muito tempo, pacientes reumatoides eram indicados a não fazerem atividades físicas e se manterem em repouso, para que não ocorresse uma piora das lesões. Contudo, programas de exercícios físicos são uma ótima opção para pessoas com artrite reumatoide, afinal, a prática de atividades físicas podem aliviar as dores que a doença causa, além de ajudar positivamente no tratamento.

Em um estudo feito pelo Laboratório de Avaliação e Condicionamento Físico da Reumatologia da Universidade de São Paulo (USP), foi publicado na Revista Paulista de Reumatologia, foi pontuado os principais benefícios alcançados com os exercícios físicos, no caso de pacientes reumatoides.

Os benefícios são:

  • controla a atividade da doença;
  • melhora o quadro de dor;
  • diminui comorbidades, ou seja, ocorrência de duas ou mais doenças simultaneamente;
  • preserva a integridade física e psicológica;
  • diminui os efeitos adversos provocados pelo tratamento medicamentoso;
  • melhora a qualidade de vida.

Exercícios físicos para pacientes com artrite reumatoide

A pessoa com artrite reumatoide não só pode como deve praticar exercícios físicos, afinal, a prática ajuda a manter o fortalecimento da musculatura, e são os músculos que dão suporte às articulações.

É importante frisar que não é porque pode fazer atividades físicas, que você vai escolher os exercícios mais difíceis, a prática escolhida não pode ser exaustiva. O ideal é que você consulte seu médico e fisioterapeuta, para determinar quais os melhores exercícios para o seu caso.

Exercícios físicos são bons para qualquer pessoa, independente de doença ou não. A prática de fazer atividades físicas é benéfica não só para a saúde em geral, como também auxilia no alívio das dores. Portanto, fazer exercícios é sim, indicado para pacientes com artrite reumatoide, e o repouso só deve ser considerado, quando houver situações onde o paciente esteja tendo uma crise da doença.

Com isso em mente, separamos algumas dicas de exercícios físicos que você pode fazer, alguns deles podem ser feitos em casa, por conta desse momento de pandemia em que estamos vivendo.

  • Exercícios aeróbicos: são atividades que utilizam os músculos do corpo de forma repetitiva, melhorando a função muscular, pulmão e coração. São atividades como natação, andar de bicicleta e caminhadas.
  • Alongamentos: são exercícios mais leves, mas que se praticados sempre, serão capazes de promover a melhora da qualidade muscular, além de reduzir as lesões provocadas pelo esforço do dia a dia e podem ser feitos em casa.
  • Exercícios de força: são exercícios mais “pesados” se comparados aos anteriores, mas ajudam no condicionamento muscular, fortalecendo os músculos em torno das articulações. Precisa estar com um especialista por perto, alguém que saiba guiar o treino, além de um controle escrito pelo médico.
  • Exercícios de equilíbrio: a artrite reumatoide pode causar alguns problemas de equilíbrio, causando um aumento nas vezes em que se tropeça ou até mesmo caindo. Pedir ao fisioterapeuta recomendações de exercícios que ajudem nesse controle como ficar em pé com uma perna levantada. Também podem ser feitos em casa.

É muito importante que o paciente comece os exercícios devagar, procurando sempre fazer pausas, e ir, gradualmente, aumentando a intensidade dos exercícios escolhidos, mas sem exagerar. Lembre-se, é fundamental que consulte seu médico antes de iniciar qualquer exercício físico, ele vai saber te aconselhar melhor e depois, junto a um profissional em educação física, ver quais os melhores exercícios para o seu caso, além do ritmo e frequência com que ele deva ser praticado.

E você? Tem praticado exercícios físicos? Quer saber mais sobre esse e mais assuntos? Acesse o nosso blog e fique por dentro dos mais diversos conteúdos. Aproveita e segue a gente no Facebook Instagram.

A clínica Soma está sempre visando garantir a melhor qualidade de vida dos pacientes. Tem alguma outra dúvida? Entre em contato conosco pelo telefone (48) 3223-6072.

Conteúdos Relacionados