Como escolher uma clínica de oncologia

04/12/2017

Como escolher uma clínica de oncologia

Para se escolher uma clínica de oncologia qualificada, é importante considerar alguns aspectos relevantes, como a experiência e a reputação do local.

Antes de tudo, é necessário entender qual a função de uma clínica de oncologia. Em suma, é neste espaço que os pacientes encontrarão opções de serviços e tratamentos indicados para o diagnóstico e cura do câncer.

Na clínica de oncologia, os médicos integrantes da equipe são especializados em câncer e em tudo o que diz respeito à doença. Estes especialistas são qualificados para prescrever tratamentos, como a quimioterapia, a hormonioterapia e a imunoterapia.

O que devo considerar ao escolher uma clínica de oncologia?

Ao escolher uma clínica de oncologia, o paciente e a sua família devem considerar os seguintes pontos:

Experiência e reputação

Embora muitos médicos tratem todos os tipos de câncer, alguns se especializam em determinadas áreas. Encontrar uma clínica de oncologia que tenha em sua equipe um médico experiente no tipo de câncer diagnosticado pode oferecer maior tranquilidade ao paciente.

Acompanhamento multidisciplinar

Verifique se a clínica possui uma equipe multidisciplinar qualificada, com profissionais de enfermagem, nutrição, farmácia e psicologia. Este ponto é muito importante, pois cada uma destas áreas são indispensáveis no tratamento correto do câncer.

Disponibilidade dos médicos da clínica

Depois do diagnóstico, deve-se marcar uma consulta para discutir as opções de tratamento. Ao selecionar uma clínica de oncologia, deve-se verificar em quanto tempo é possível agendar uma consulta.

Comunicação

É fundamental que o paciente se sinta confortável com a clínica e o médico escolhidos. O profissional deve ser capaz de discutir um amplo leque de temas durante o tratamento. É importante fazer escolhas que atendam às preocupações do paciente.

Tratamentos e serviços

O tratamento do câncer geralmente exige diversos serviços, incluindo o diagnóstico por imagem, a quimioterapia, e o apoio para o doente e a sua família. Um oncologista cuja clínica oferece a maior parte dos serviços necessários pode garantir um tratamento mais acessível.

Localização

O tratamento do câncer geralmente demanda muitos compromissos com as equipes de saúde. Selecionar uma clínica de oncologia perto de casa ou do trabalho permite que o paciente e os familiares reduzam o impacto das mudanças em seu cotidiano.

Facilidade de acesso

Observe o estacionamento e a entrada que a clínica de oncologia oferece, especialmente se o paciente precisar de cadeira de rodas ou andador.

A cura do paciente deve ser o principal objetivo

O objetivo primordial de uma clínica de oncologia é o tratamento do paciente. Quando a chance de haver melhora no quadro clínico é pequena, o tratamento deve ser ainda mais qualificado. Caso a cura não seja possível, há um segundo objetivo: o satisfatório auxílio no alívio dos efeitos da doença e do número de internações.

Caso a chance de alívio dos sintomas seja remota, a meta passa a ser controlar a doença e seus sintomas. Para tanto, o local utiliza adequadamente as terapias paliativas, melhorando a qualidade de vida do paciente.

Analise se a clínica dissemina conhecimento em oncologia

As informações e os estudos clínicos podem oferecer aos pacientes maior conhecimento acerca de vários aspectos do câncer. Uma clínica de oncologia que orienta a sociedade sobre como é o diagnóstico, quais são os tratamentos disponíveis e, principalmente, como prevenir o câncer, realmente está engajada na sua missão e no seu objetivo, que é salvar vidas.