Como o atendimento humanizado melhora a saúde de pacientes com doenças imunológicas?

07/10/2018

Como o atendimento humanizado melhora a saúde de pacientes com doenças imunológicas?

Quando o assunto é cuidar da saúde, é importante lembrar que, para além da doença, é necessário priorizar a qualidade de vida do paciente, oferecendo um atendimento humanizado na hora do tratamento. Independente do diagnóstico, é fundamental que, ao escolher o local para o tratamento, o paciente sinta-se à vontade, com um ambiente confortável e profissionais dedicados ao seu atendimento.

Escolher uma clínica que se importa com o bem estar do paciente, além do tratamento direcionado para a sua doença, é um diferencial para a qualidade de vida de quem está sendo tratado.

Por isso, é muito importante compreender que a jornada dos cuidados de uma pessoa diagnosticada com uma doença autoimune vai muito além do tratamento em si. Mas quando estamos falando de um tratamento humanizado, sobre o que estamos nos referindo?

O que é um tratamento humanizado?

Primeiramente, é fundamental esclarecer que quando falamos de humanização hospitalar estamos falando sobre a qualidade do atendimento, assim como a relação entre o paciente e o médico e toda a equipe vinculada ao tratamento.

Dessa maneira, para um tratamento humanizado, é necessário que a clínica ou hospital tenha o mínimo de assistência psicológica e emocional em relação ao paciente. Da mesma forma, é fundamental que o espaço se disponha de uma equipe eficiente e multidisciplinar. Esse atendimento visa a melhor adesão,

Além disso, a qualidade do atendimento também diz respeito ao emprego de tecnologias, assim como conhecimento e recursos adequados para a relação entre o paciente e o profissional da saúde que direciona o tratamento. Vejamos algumas informações importantes sobre o atendimento humanizado:

Equipe treinada para o atendimento humanizado

A humanização deve ser um objetivo permanente buscada por todas as instituições de saúde. Dessa forma, proporciona uma mudança das estruturas, assim como beneficia o treinamento dos profissionais para o atendimento humanizado.

Isso acontece por meio de novas maneiras de tratar o paciente, desde a sua história, o momento do diagnóstico e intervenção pelo tratamento necessário.

O bem estar do paciente

A humanização hospitalar foca no conforto do paciente, visando uma abordagem mais sensível e empática, não o vendo como um portador de uma deficiência, mas uma vida que merece todo o tipo de cuidado mais direcionado.

É importante que a qualidade do atendimento ao paciente seja tão eficaz quanto o próprio tratamento técnico oferecido ao indivíduo. Isso porque, uma das prioridades da humanização é valorizar a dignidade do paciente e isso envolve desde a entrada na clínica até a aplicação da terapia prescrita.

Dentre os princípios do atendimento humanizado, destacam-se: o bem estar do paciente e os seus familiares; atenção à comunicação com o paciente, a relação entre o paciente e a equipe como um todo e o ambiente físico no qual o paciente será tratado.

Atenção aos familiares ou acompanhantes do paciente

O atendimento humanizado considera a integralidade entre a qualidade do trabalho técnico e a qualidade do relacionamento desenvolvido com o paciente, equipe e familiares. Além disso, a relação humanizada entre o paciente e a equipe que irá tratá-lo é igualmente importante à relação desse indivíduo com a própria família.

Por isso, é muito importante verificar quando uma clínica atende aos princípios da humanização. Mas como observar isso mais claramente?

Como reconhecer uma clínica com atendimento humanizado

Para verificar se uma clínica dispõe desse tipo de atendimento, é fundamental se atentar a algumas características simples. Veja quando o espaço de tratamento cuida do paciente com um atendimento de qualidade:

  • o tratamento oferecido é individualizado, considerando o paciente como um todo e não classificando a pessoa de maneira generalizada em função do diagnóstico em que ela se enquadra;
  • o atendimento é baseado no respeito pelas diferenças;
  • a relação com o paciente é baseada em uma escuta atenta e diferenciada, tendo como fundamental importância a sensibilidade às questões humanas;
  • a empatia é um ponto forte, assim como a atenção constante e o acolhimento integral ao paciente e sua família;
  • a estrutura física da clínica escolhida atende todas as necessidades de tratamento e cuidado.

Saiba escolher um espaço de confiança

Como já dissemos, é imprescindível para o tratamento do paciente que os atendimentos menos mecanizados e cada vez mais humanizados, com a devida empatia necessária para reconhecer o paciente como uma vida única, com sua história e necessidades individuais. Assim, é possível que o tratamento seja melhor direcionado, influenciando diretamente na melhora do paciente.

Quando uma pessoa adoece, ela experiencia uma série de sentimentos e situações totalmente novas, que pedem recursos internos para levar a situação da melhor forma possível. Por isso, ao ser diagnosticado com uma doença autoimune ou qualquer outro problema de saúde, busque ser tratado com um atendimento direcionado e único para o seu caso. Essa exigência é um direito do paciente.

Gostaria de um atendimento mais humanizado? Aqui na Clínica Soma adotamos essa filosofia em nosso cuidado com pacientes e familiares. Entre os diferenciais, nosso objetivo é ser uma clínica facilitadora, onde o paciente precisa se preocupar minimamente com documentações e processos, bem como o acompanhamento de todas as fases do processo, desde a entrada com os documentos, até a aplicação e cuidados pós terapias.

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