Blog

Dia Mundial de Prevenção do Câncer de Cabeça e Pescoço

user
Material escrito por:
Luísa Schneiders
Dia Mundial de Prevenção do Câncer de Cabeça e Pescoço

O Dia Mundial de Prevenção do Câncer de Cabeça e Pescoço é celebrado no dia 27 de julho. O intuito da data é chamar a atenção da população para uma maior conscientização dos cuidados necessários para evitar a manifestação ou evolução de tumores em órgãos localizados na região acima do pescoço. São considerados câncer de cabeça e pescoço aqueles que atingem a boca, as cavidades nasais, gengivas, bochechas, amígdalas, faringe, laringe e os seios da face.

Os sintomas do câncer de cabeça e pescoço podem variar de acordo com a localização do tumor. Os pacientes com câncer na região da cabeça, boca e face podem evoluir para lesões com sangramento, manchas brancas na boca, dor no local, sangramentos pelo nariz, dores de cabeça frequentes, dormência nos músculos da face, entre outros sintomas.

Já os tipos encontrados no pescoço podem causar rouquidão, nódulos (gânglios) na região, mudança na voz, dificuldade para engolir e perda de peso. De acordo com o médico oncologista da Clínica Soma, Dr. Tadeu Ferreira, nem todo nódulo no pescoço é câncer. “Mas há o risco de ser, por isso a necessidade de avaliação médica especializada.”, explica.

A doença é assintomática em sua fase inicial, por isso todo cuidado e atenção são necessários para que o diagnóstico seja feito o mais breve possível. Em grande parte, esse tipo de câncer atinge pessoas adultas, mas, ainda segundo o Dr. Tadeu, crianças e adolescentes não estão livres de sofrerem com a doença. “É raro essa faixa etária ser acometida, mas em casos específicos, frequentemente associados a hereditariedade, podem acontecer.”, esclarece.

A prevenção e o diagnóstico precoce são os principais aliados para o sucesso da redução de números de casos e eficácia dos tratamentos. Para prevenir a doença é fundamental evitar cigarro, bebida alcoólica, relação sexual oral sem preservativo, momento em que pode ocorrer a transmissão do HPV, e a falta da vacina contra o HPV.

Conteúdos Relacionados