É possível ter uma vida normal com esclerose múltipla?

É possível ter uma vida normal com esclerose múltipla?

Sabe-se que a esclerose múltipla (EM) é uma doença autoimune que as células de defesa do corpo atacam o sistema nervoso central, provocando sevaras inflamações. Ela é uma doença que atinge jovens entre 20 e 40 anos, e segundo a Associação Brasileira de Esclerose Múltipla (ABEM), mais de 30 mil brasileiros vivem com a doença.

esclerose múltipla impõe uma série de tribulações ao corpo do paciente, se manifestando de formas esporádicas como, por exemplo, dificuldade ao caminhar, problemas de visão e desequilíbrio. Sabe-se que essa doença não tem cura, porém, existem tratamentos que visam a melhor qualidade de vida do paciente, fazendo com que seja possível conviver com a doença.

Esclerose múltipla e suas restrições

São muitas as restrições que a esclerose múltipla pode causar ao paciente, porém nenhuma delas diminui a expectativa de vida ou impede de viver normalmente. Os sintomas mais comuns da doença são:

• perda visual;

• perda sensitiva;

• descoordenação;

• perda da habilidade motora;

• fadiga;

• incontinência urinária;

• neuralgia;

• distúrbios emocionais.

Quando o paciente se depara com o diagnóstico de uma doença, é comum o paciente sentir-se perdido, achar que seus planos e projetos de vida estão acabados, no entanto, não é dessa forma que a situação precisa ser vista. O portador de esclerose múltipla consegue se adaptar ao fato de ter a doença para que a aceitação e normalização de sua vida possa acontecer.

O tratamento para esclerose múltipla é um aliado para que o portador da doença, consiga levar uma vida normal. Esse tratamento visa aliviar os sintomas que trazem dificuldades no dia a dia e qualidade de vida do paciente.

Tratamentos para esclerose múltipla

O tratamento da esclerose múltipla oferece dois objetivos, sendo eles: reduzir os sintomas durante a fase aguda e aumentar o intervalo entre os surtos causados pela doença. Tudo isso é realizado com a administração dos medicamentos certos e indicados para cada caso e paciente.

Existem muitas opções de tratamento, uns para casos mais graves, outros para os mais brandos, e os medicamentos mais comuns são:

• Beta interferons

• Acetato de Glatiramer

• Fingolimod

• Ocrelizumabe

Natalizumabe

Lembre-se que o medicamento indicado vai depender do quadro do paciente, por isso é de extrema importância o acompanhamento médico em todo o processo, além dos exames de rotina e cuidados multidisciplinares.

Também é indicado que pacientes com esclerose múltipla tenham uma mudança nos hábitos diários, afinal, não é só com base nos medicamentos que a qualidade de vida é garantida. Possuir hábitos mais saudáveis, ajuda na prevenção das crises, trabalhando lado a lado com o medicamento para que uma vida normal seja possível.

Dicas para prevenir os surtos da doença

Não tem como prever quando haverá um surto da doença já que não existe um padrão. Contudo, é possível diminuir as chances da ocorrência, mas para isso é necessário que o paciente faça os tratamentos corretamente e mude sua rotina para hábitos mais saudáveis. Veja algumas dicas para mudar a sua rotina:

• Não fume

• Tenha uma dieta rica em fibras

• Busque descansar e dormir bem

• Pratique exercícios leves

• Faça fisioterapia

• Fique em locais amenos

• Pegue sol

Entenda que ser portador de esclerose múltipla não pode afetar seu estilo de vida e nem limitá-lo, sabemos que não é fácil todo o processo que segue desde o recebimento do diagnóstico até a aceitação da doença. São muitos os sentimentos que surgem no momento do diagnóstico e durante o tratamento, contudo, é bom sempre lembrar que nada está perdido. Com o tratamento adequado e com o acompanhamento médico correto é possível ter uma vida normal.

Quer ficar por dentro de mais artigos como esse? Segue a gente no Facebook Instagram. Estamos sempre postando os melhores conteúdos! Aproveita da uma olhada no nosso blog, lá você encontra os mais diversos assuntos, além de dicas e curiosidades.

Conteúdos Relacionados