Blog

O que é recidiva do câncer?

Material escrito por:
Clínica Soma
O que é recidiva do câncer?

A notícia do diagnóstico de um câncer sempre será algo doloroso, repleto de dúvidas e medos, afinal,inúmeras mudanças ocorrem na vida de uma pessoa, após o diagnóstico, e lidar com a doença sempre será algo difícil.

Por isso que para aquelas pessoas que já tiveram qualquer tipo de tumor, as chances de ter de lidar com o câncer outra vez é muito grande. Esse evento é chamado de recidiva, e seu significado é basicamente “está acontecendo novamente”.

Ou seja, a recidiva do câncer, ou recorrência, é quando o paciente trata o tumor e, algum tempo depois, a doença volta a se manifestar. Ainda não se sabe ao certo, a causa desse fenômeno, contudo, acredita-se que ele ocorra por conta de alterações imunológicas e/ou predisposições genéticas individuais.

Além disso, algumas células tumorais podem permanecer no corpo após o tratamento, e isso também pode ser um motivo para a recidiva do câncer.

Esse ressurgimento, pode acontecer pouco ou muito tempo depois da cura do primeiro tumor e exige, do paciente, uma nova perspectiva em relação à patologia e ao tratamento. Isso porque, infelizmente, quando o câncer retorna ao organismo, muitas vezes, as novas células cancerosas já se tornaram resistentes.

Locais e características da recidiva do câncer

Geralmente, a recidiva do câncer se inicia a partir de células que foram liberadas pelo antigo tumor. Elas se espalham pelo corpo através da corrente sanguínea (ou linfática), permanecendo inativas por um tempo, até que voltem a crescer.

Os tipos de câncer variam de acordo com sua capacidade de recidivar, além dos locais em que isso pode acontecer. Por isso, esse ressurgimento da doença pode ser classificada em locorregional e metastática.

De todo o modo, é importante frisar que a recorrência da recidiva do câncer vai variar entre os tipos de câncer e suas características, como:

  • estadiamento;

  • perfil do tumor;

  • fatores genéticos e;

  • tratamentos.

Lembre-e que não existe uma forma de saber se o câncer vai ou não voltar após o tratamento, contudo, é bom ter em mente que quanto mais difícil for o tratamento de determinado câncer, maior é a chance dele recidivar. Por isso é fundamental que o paciente continue com o acompanhamento médico depois do tratamento.

Quais os sintomas?

Sabe-se que a recidiva do câncer é umas das coisas que mais assusta a maioria dos pacientes oncológicos. Receber o diagnóstico de câncer pela primeira vez é algo ruim, e precisar recebê-lo uma segunda vez pode ser ainda mais amedrontador.

Por isso, é essencial que o paciente preste atenção nos sinais que o corpo dá, afinal, qualquer doença quando identificada precocemente, dá mais chances de cura ou remissão.

Os sintomas podem aparecer da mesma forma que da primeira vez, por isso, é importante frisar que o paciente deve estar sempre atento a qualquer manifestação, além de continuar fazendo seus exames de rotina com o médico oncologista.

Dessa forma, se houver sinais de recidiva, o médico saberá como agir e poderá dar início aos tratamentos.

Quais os tratamentos da recidiva do câncer?

Quando há a recidiva do câncer, depois do choque e da frustração, a primeira pergunta do paciente é, geralmente, se o tratamento fará efeito novamente.

Após o diagnóstico, o oncologista irá discutir as melhores opções de tratamento, ou seja, a estratégia escolhida deverá ser definida depois de levar em conta os mesmos fatores considerados na primeira manifestação da doença, como: tipo de tumor, tamanho, localização e estado geral de saúde da pessoa.

Entretanto, o ideal é que o tratamento seja ainda mais intensivo, a fim de realizar uma remissão completa. De qualquer forma, é importante lembrar que você já conhece a doença, aprendeu a conviver com ela e sabe que pode suportá-la.

Escolha uma boa clínica de oncologia, pesquise as reputações e como foram as experiências de outros pacientes. Dê preferência para um local onde você se sinta seguro e confortável, afinal, pacientes oncológicos vivem diariamente com várias questões que causam insegurança e é papel da clínica com seu trabalho multidisciplinar e humanizado, proporcionar um ambiente que busque aliviar essas sensações ruins.

Clínica Soma está sempre buscando promover o bem-estar, a satisfação e qualidade de vida dos pacientes, além de oferecer tratamentos individualizados e ideais para cada caso.

Para acompanhar o trabalho realizado é so seguir a clínica no Facebook Instagram! Tem alguma outra dúvida? Entre em contato com a equipe da Soma pelo telefone (48) 3223-6072. A equipe terá um prazer em ajudá-lo.

Conteúdos Relacionados