Blog

Quais são os cuidados paliativos em oncologia?

user
Material escrito por:
esaude@clinicasoma
Quais são os cuidados paliativos em oncologia?

Os cuidados paliativos em oncologia são empregados em pacientes oncológicos que não reagem mais aos tratamentos. Ou seja, quando as chances de cura deixam de ser uma possibilidade.

Os cuidados paliativos são aracterizados por todos os tipos de cuidados concedidos a pessoas que apresentam alguma doença grave, progressiva e que ameaça sua vida. Eles ajudam a promover qualidade de vida não só para o paciente, como também para seus familiares por meio da prevenção e alívio do sofrimento.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), é necessário que os cuidados paliativos contenham todas as investigações necessárias para que o paciente receba o melhor atendimento. Não é a toa que uma equipe multidisciplinar deve trabalhar junto ao oncologista, ajudando em todos os aspectos da vida do paciente.

Alguns especialistas que podem fazer parte da equipe de cuidados paliativos em oncologia são:

Entretanto, é importante frisar que tem muitos outros profissionais da saúde podem ser envolvidos no tratamento do câncer.

No geral, é muito importante que os tratamentos paliativos incluam um manejo para possíveis complicações, assim como para sintomas — sejam eles relacionados ao tratamento ou à evolução da doença.

Quando os cuidados paliativos devem ser aplicados

Há quem diga que os cuidados paliativos em oncologia só devem se se tornar uma prioridade quando o paciente está em fase terminal, para garantir qualidade de vida, conforto e dignidade nesse momento.

Contudo, o INCA afirma que esses cuidados devem ser iniciados precocemente sempre que possível. No geral, o indicado é que eles estejam associados ao tratamento oncológico. O objetivo é alcançar a cura enquanto controla e causa melhorias no quadro clínico no paciente.

No caso de uma progressão do câncer, o que acaba diminuindo as chances de cura, os cuidados paliativos precisam ter sua abordagem alterada. A partir desse momento, ele passa a cuidar também dos aspectos psicológicos, sociais e espirituais de cada paciente.

Os cuidados paliativos são ideias para:

  • fornecer alívio da dor e outros sintomas causados pela doença ou tratamento;

  • mostrar que tanto a vida como a morte são processos naturais;

  • oferecer um sistema de apoio para a família do paciente;

  • aconselhamento e suporte ao luto.

Por esse motivo, esses cuidados são tão importantes na hora de lidar com pacientes oncológicos, sendo fundamental em todas as etapas da doença.

Onde realizar o tratamento

Receber o diagnóstico de uma doença como é câncer pode ser um momento muito difícil. Por esse motivo, escolher um espaço de segurança para poder realizar o tratamento do câncer também é uma etapa muito importante.

Optar por uma clínica que ofereça os cuidados paliativos necessários é essencial, uma vez que a doença, assim como seu tratamento, pode desencadear sentimentos e sintomas físicos e emocionais.

A adoção de medidas terapêuticas, tanto dinâmicas quanto ativas, que respeitam os limites impostos pelo paciente mediante a situação é, de acordo com o INCA, extremamente necessário.

Portanto, escolher uma clínica confortável, onde você se sinta seguro e possa contar com os cuidados paliativos, ajuda muito a amenizar o sofrimento do paciente e da sua família. Estar em um espaço preparado e ter um atendimento humanizado faz toda a diferença na vida das pessoas.

Por isso, aqui na Clínica Soma nós priorizamos um tratamento integrado e multidisciplinar a todos para garantir mais qualidade de vida aos pacientes, amigos e familiares. Aqui, nossos pacientes são muito mais do que a doença que enfrentam: são pessoas com diferentes tipos de necessidades e que precisam de total atenção.

Gostou do artigo? Entre em contato com a nossa equipe e saiba mais sobre os cuidados paliativos e outros tratamentos que oferecemos! Faça-nos uma visita e conheça nosso espaço. Tem alguma dúvida? Ligue para (48) 3223-6072. Nossa equipe terá um prazer em ajudá-lo.

Aproveita para seguir a gente no Facebook Instagram, dessa forma você fica por dentro de todos os nossos conteúdos!

Conteúdos Relacionados