Cuidados após o tratamento do câncer

Por:
Publicado em 26/06/2019 - Atualizado 08/07/2019

Cuidados após o tratamento do câncer

Os cuidados após o tratamento do câncer são fundamentais para que a luta contra a doença seja vitoriosa. De acordo com uma pesquisa do Instituto Nacional do Câncer (INCA), é importante permanecer atento mesmo após a finalização do tratamento, seguindo alguns passos fundamentais.

Ouça este conteúdo: 

 

Por exemplo, após o tratamento do câncer, é normal que o paciente encontre-se desestabilizado depois de passar pela doença e todos os seus agravantes. A dificuldade de inserção no mercado de trabalho, os consequentes  problemas financeiros e o medo de que o câncer volte são algumas das preocupações do paciente oncológico.

Por isso, é fundamental que os pacientes tenham um acompanhamento integral, mesmo após a conclusão do tratamento. Assim, é possível evitar possíveis complicações e viver com maior qualidade de vida após a remissão do câncer.

Mas em que consistem esses cuidados que devem ser adotados pelo paciente oncológico

Preparamos alguns tópicos importantes que alertam de que maneira é possível prolongar a sua saúde após o tratamento oncológico.

Cuidados após o tratamento do câncer: quais são?

Como vimos, mesmo depois de tratar o câncer com eficácia, é importante se manter em estado de alerta para evitar que qualquer problema possa vir a causar uma complicação. 

Assim sendo, após o tratamento, o paciente ainda precisa estar disposto a levar uma vida mais com qualidade, a fim de evitar que o câncer retorne.

Conheça algumas ações que podem fazer toda a diferença na recuperação prolongada do paciente oncológico:

Manter hábitos saudáveis

Alguns hábitos saudáveis são indispensáveis para quem acabou de passar pelo câncer. São eles:

  • evitar o sedentarismo;
  • evitar tabagismo e álcool;
  • evitar o consumo de alimentos gordurosos e industrializados;
  • manter uma dieta saudável, à base de alimentos frescos e ricos em nutrientes;
  • manter o peso ideal.

No entanto, como cada caso é tratado de forma individualizada, ainda será necessário adotar novos hábitos de maneira mais específica, segundo a orientação do seu oncologista.

Continuar o acompanhamento do pós tratamento do câncer

Mesmo após o paciente ter recebido alta, é fundamental que sejam respeitados os prazos e orientações do oncologista. Isso vai garantir uma análise da recuperação da doença e o sucesso do tratamento, assim como atuar de maneira intensa na prevenção do câncer e de outros problemas que possam surgir. 

Por isso, o prazo menor para a realização de exames de rotina, assim como a visita regular ao oncologista e outro profissional solicitado devem ser seguidos à risca pelo paciente oncológico.

Fazer um acompanhamento psicológico

Muitas vezes, quando o paciente com câncer necessita parar de trabalhar para se tratar, pode acabar com problemas financeiros, o que causa bastante estresse e preocupação

Da mesma forma, quando a pessoa precisa reingressar no mercado de trabalho após o tratamento ou retornar da licença de saúde, pode encontrar dificuldades. 

Além disso, as questões relacionadas à autoestima do paciente com câncer também devem ser trabalhadas com cuidado e atenção. Em relação ao cabelo, emagrecer ou engordar e mesmo lidar com outras questões pós-traumáticas do câncer e seu tratamento exigem o acompanhamento psicológico do paciente.

A saúde mental, emocional e psicológica do paciente oncológico deve ser preservada e acompanhada , do início ao fim do tratamento, já que a depressão e outros transtornos podem atrapalhar a resolutividade e sucesso do tratamento. 

Por isso, mesmo quando o paciente já recebeu alta, ainda é necessário continuar o acompanhamento terapêutico. Além disso, assim como o paciente, os familiares e pessoas mais próximas devem também procurar ajuda psicológica.

Cuidar da família do paciente

Na maioria das vezes, o acompanhante ou cuidador do paciente após o  câncer fica extremamente envolvido com a doença e também precisa de ajuda psicológica.

A dificuldade em ver uma pessoa próxima passando pelo câncer pode mexer tanto com a saúde  emocional do acompanhante ou cuidador , que inclusive, pode atrapalhar o processo do tratamento do paciente.

Por isso, é importante que os acompanhantes mais próximos do paciente passem por suporte psicológico durante todo o processo desde o início até o pós tratamento.. Assim, será mais fácil oferecer apoio à pessoa que passou pelo câncer.

Além disso, é muito importante exigir um acompanhamento humanizado durante todo o tratamento do câncer. Conte com uma clínica oncológica de confiança e que tenha esse pré-requisito como um diferencial.

Gostou do artigo? Compartilhe com seus amigos e familiares para que eles também saibam sobre a importância dos cuidados após o tratamento do câncer.

Inscreva-se em nossa newsletter

Receba mais informações sobre cuidados para a saúde em seu e-mail.


Material escrito por:

CRP/SC 7610 Curso de Enfermagem na Universidade Federal de Santa Catarina (1984-1987). Curso de Psicologia na Universidade Regional de Blumenau (2001). Especialização em Psicologia Humanista Rogeriana no Espaço Viver (2013-2014)

Agendamento Online
Whatsapp