Doença de Crohn saiba o que é e como é feito o tratamento com imunobiológicos


Publicado em 04/09/2019

Doença de Crohn saiba o que é e como é feito o tratamento com imunobiológicos

A doença de Crohn é uma enfermidade de caráter inflamatório de alta gravidade, que atinge o trato gastrointestinal. Embora possa afetar qualquer parte da região, o mais comum é que acometa o intestino grosso (cólon) e a parte inferior do intestino delgado, que chamamos de íleo.

Ouça este conteúdo: 

 

Essa é uma doença crônica, mas sua causa ainda não é totalmente conhecida. O que sabemos é que a doença de Crohn também é desencadeada por uma desregulação do sistema imunológico, aquele que atua como defesa do organismo. 

Assim, para diagnosticar a doença, é importante realizar alguns exames de imagem e amostra de sangue, mediante a identificação dos sinais de queixa do paciente.

Mas como saber identificar os primeiros sintomas da doença de Cronh?

Doença de Crohn: como identificar os sinais

Na maioria das vezes, a doença apresenta como principal sintoma, a diarréia, seguida de dor abdominal. Isso pode acontecer de maneira súbita ou se instalar lentamente e, geralmente, tende a aparecer com maior intensidade após as refeições. 

Além disso, é importante observar se há o surgimento de outros sintomas, como:

  • febre;
  • sangramento retal;
  • dores articulares;
  • lesões cutâneas;
  • diminuição do apetite;
  • perda de peso.

Junto a esses sinais, é possível que se manifeste também lesões na região anal, como abscessos, fístulas, fissuras e hemorroidas.

A partir dos sintomas e a confirmação do diagnóstico por um médico especialista, é hora de iniciar o tratamento. Mas qual é a melhor forma de tratar a doença de Crohn?

Tratando a Doença de Crohn

Após o diagnóstico, é importante considerar as etapas em que o tratamento será executado. Assim, será necessário classificar o estágio da doença, mediante a manifestação dos sintomas. Os estágios são classificados como: leves, moderados ou demasiadamente graves. 

Dependendo do caso, a doença ainda está em um nível leve e poderá ser tratada apenas sob um acompanhamento para evitar e evolução do quadro.

Porém, quando a doença já está de um nível moderado à grave, será necessário entrar com o tratamento de forma mais efetiva para interromper a desordem do processo inflamatório e isso pode ser feito pelos medicamentos imunobiológicos.

Como os imunobiológicos tratam o problema?

Caso a doença ainda esteja em um estágio inicial, o especialista fará um acompanhamento rigoroso, impedindo a evolução do problema. Muitas vezes, logo no início, é importante entrar com os medicamentos imunobiológicos para impedir que a doença progrida para um estágio mais alto, mas isso vai depender de cada caso em especial.

Os imunobiológicos atuam, principalmente, como imunossupressores da doença e, assim, melhoram as manifestações crônicas do problema. Esse tipo de tratamento também diminui as reações adversas e efeitos colaterais que podem vir a surgir. 

Combinação de tratamentos

Além dessa opção de tratamento, o especialista pode tratar os outros sintomas a fim de amenizá-los, combinando outros tipos de medicação. 

Adotar uma dieta saudável e condizente com a melhoria dos sintomas, por exemplo, também é uma via de tratamento muito importante para a doença de Crohn. Isso pois a restrição de alguns alimentos e inclusão de outros pode ser significativo para a melhoria do quadro.

Converse com o seu médico para encontrar a melhor combinação de tratamento para o seu caso e lembre-se, a terapia com imunobiológicos deve ser feita com uma equipe qualificada e um centro de fusão altamente especializado.

Gostou do artigo? Entre em contato com a nossa equipe e agende uma consulta para conhecer a Clínica Soma.

Agendamento Online
Whatsapp