Tipos de doença autoimune na pele

Tipos de doença autoimune na pele

Dentre os tipos mais comuns de doença autoimune na pele está a urticária crônica espontânea, lúpus e psoríase. Como toda doença autoimune, são enfermidades que representam desordens do sistema imunológico, mas nesse caso, são responsáveis por atacar a pele.

Leia o artigo e conheça cada uma dessas doenças autoimunes que atingem a pele e saiba como a eficiência dos tratamentos modernos podem ajudar o paciente a conviver com o problema, sem perder a qualidade de vida.

Ouça este conteúdo:

Principais tipos de doença autoimune na pele

As doenças autoimunes correspondem a um grupo de desordens que, em comum, apresentam como fator desencadeante o ataque ao sistema imunológico, a partir da produção de anticorpos que agridem o próprio organismo.

A amplitude de doenças autoimunes é extensa, já que podem acometer diversos órgãos e localidades do corpo humano. Da mesma forma, a gravidade do problema dependerá dos órgãos e sistemas afetados.

Quando o órgão afetado pela desordem autoimune é a pele, temos como principais doenças: urticária crônica espontânea, psoríase e lúpus. Veja o que cada um desses problemas representam e qual a melhor forma de tratá-los.

Urticária Crônica Espontânea

A urticária é uma doença que ocorre de forma espontânea, não tem uma causa externa como a de quem possui alergia a poeira, por exemplo. É uma desordem do próprio corpo onde surgem placas avermelhadas (urticas) que causam uma coceira forte. Ela dura até 24h no mesmo lugar e depois ela reaparece em outras partes do corpo. Além da coceira e das urticas, pode surgir também o chamado “angioedema”, que é um inchaço na pele que afeta, com mais frequência, a região da boca e dos olhos. Costuma desaparecer em até 72h.

A doença causa no paciente:

• privações do sono;
  • dificuldade de concentração;
  • estresse;
  • reclusão.

Psoríase

A psoríase é uma doença autoimune de caráter cíclico, ou seja, apresentam sintomas que aparecem e somem periodicamente.

Embora não esteja claro o que causa a psoríase, é conhecida a sua causa autoimune, além das interações ambientais e a susceptibilidade genética. Além disso, alguns fatores de risco contribuem para o surgimento da psoríase:

• histórico familiar;
  • estresse;
  • baixas temperaturas;
  • tabagismo;
  • obesidade.

Sobre o desenvolvimento da doença, sabe-se que se dá quando os linfócitos T, células de defesa do organismo, libera substâncias inflamatórias, responsáveis pela formação de vasos.

Dessa forma, as respostas imunológicas surgem, provocando dilatação dos vasos sanguíneos da pele e o aumento dos neutrófilos, células de defesa que passam a se reproduzir rapidamente.

Assim, surgem escamas e manchas espessas na pele, já que o ciclo evolutivo da doença não permite que as células mortas sejam eliminadas com eficácia.

Lúpus

O Lúpus pode se manifestar de algumas formas diferentes e quando o mecanismo de atuação da doença atinge a pele, chamamos de Lúpus Discoide

Nesse caso, o paciente apresenta lesões avermelhadas na pele, com diferentes tamanhos, formatos e colorações específicas. Os locais mais acometidos são a nuca, couro cabeludo e o rosto.

Embora a doença apresente sintomas específicos de seu local de manifestação, alguns sinais gerais são importantes para estar atento como, por exemplo:

• febre;
  • fadiga;
  • rash cutâneo;
  • inchaço e rigidez muscular;
  • lesões na pele que pioram com exposição ao sol;
  • sensibilidade à luz solar;
  • dor de cabeça;
  • confusão mental.

Além disso, quando o Lúpus atinge a pele, o paciente pode apresentar coloração irregular da pele, além do fenômeno de Raynaud, que se dá pelos dedos que mudam de cor com o frio.

É muito importante que o diagnóstico da doença seja feito de forma precoce, pois dependendo da situação, pode levar à morte. No entanto, quando é descoberta com antecedência, o tratamento pode ajudar a controlar os sintomas e trazer qualidade de vida ao paciente.

Tratamento para doenças autoimunes na pele: medicamentos imunobiológicos

Para tratar as doenças autoimunes que se manifestam na pele, a opção mais indicada é o uso de medicamentos imunobiológicos. Essa é uma via de tratamento que consiste na aplicação de medicamentos especiais, que funcionam a partir de proteínas recombinantes.

Os medicamentos imunobiológicos tem como principal função a modulação da imunidade do organismo. Dessa forma, a opção por esse tipo de tratamento permite que o corpo humano deixe de utilizar seu mecanismo de defesa para atacar a si próprio. A administração desse tipo de tratamento é intravenosa ou subcutânea.

Para conhecer mais sobre o tratamento com medicamentos imunobiológicos, entre em contato com a nossa equipe.

Conteúdos Relacionados