Tipos de doença autoimune na pele

Tipos de doença autoimune na pele

Dentre os tipos mais comuns de doenças autoimunes na pele estão a urticária crônica espontânea, o lúpus e a psoríase.

As doenças autoimunes, são enfermidades que representam desordens do sistema imunológico, mas nesse caso em específico, falamos sobre as doenças responsáveis por atacar a derme.

Leia o artigo completo e conheça cada uma dessas doenças autoimunes que atingem a pele e saiba como a eficiência dos tratamentos modernos podem ajudar o paciente a conviver com o problema, sem perder a qualidade de vida.

Principais doenças autoimunes na pele

As doenças autoimunes correspondem a um grupo de desordens que, em comum, apresentam como fator desencadeante o ataque ao sistema imunológico, a partir da produção de anticorpos que agridem o próprio organismo.

Os lugares onde as doenças autoimunes podem aparecer são extensas, já que podem acometer diversos órgãos e localidades do corpo humano. Além disso, a gravidade do problema dependerá dos órgãos e sistemas afetados.

Quando o órgão afetado pela desordem autoimune é a pele, temos como principais doenças:

1. urticária crônica espontânea;
  2. psoríase e;
  3. lúpus.

Veja o que cada um desses problemas representam e qual a melhor forma de tratá-los.

Urticária Crônica Espontânea

urticária é uma doença que ocorre de forma espontânea, não tem uma causa externa como a de quem possui alergia a poeira, por exemplo.

Ela é uma desordem do próprio corpo, onde surgem placas avermelhadas (urticas) que causam uma coceira forte, podendo durar até 24h no mesmo lugar e depois reaparecendo em outras partes do corpo.

Além da coceira e das urticas, pode surgir também o chamado “angioedema”, que é um inchaço na pele que afeta, com mais frequência, a região da boca e dos olhos, e costuma desaparecer em até 72h.

A doença pode causar no paciente:

1. privações do sono;
  2. dificuldade de concentração;
  3. estresse e;
  4. reclusão.

Tenha em mente que com o tratamento adequado, você poderá obter o controle completo dos sintomas da doença, sendo capaz de ter uma vida normal, ou seja, com a mesma qualidade de vida de uma pessoa que não sofre com esse problema.

Psoríase

A psoríase é uma doença autoimune de caráter cíclico, ou seja, apresentam sintomas que aparecem e somem periodicamente.

Embora não esteja claro o que causa a psoríase, é conhecida a sua causa autoimune, além das interações ambientais e a susceptibilidade genética. Além disso, alguns fatores de risco contribuem para o surgimento da psoríase, como:

1. histórico familiar;
  2. estresse;
  3. baixas temperaturas;
  4. tabagismo e;
  5. obesidade.

Sobre o desenvolvimento da doença, sabe-se que se dá quando os linfócitos T (células de defesa do organismo) liberam substâncias inflamatórias, responsáveis pela formação de vasos.

Dessa forma, as respostas imunológicas surgem, provocando dilatação dos vasos sanguíneos da pele e o aumento dos neutrófilos, células de defesa que passam a se reproduzir rapidamente.

Por conta disso, surgem escamas e manchas espessas na pele, afinal, o ciclo evolutivo da doença não permite que as células mortas sejam eliminadas com eficácia.

Não existe cura para a psoríase, contudo, possui tratamentos que são eficazes. Com o tratamento ideal, controlar os sintomas e entregar qualidade de vida ao paciente é possível, mas é de extrema importância que a doença seja diagnosticada precocemente.

Lúpus

Lúpus pode se manifestar de formas diferentes e quando o mecanismo de atuação da doença atinge a pele, chamamos de Lúpus Discoide.

Nesse caso, o paciente apresenta lesões avermelhadas na pele, com diferentes tamanhos, formatos e colorações específicas. Geralmente, os locais mais acometidos são a nuca, couro cabeludo e o rosto.

Embora a doença apresente sintomas específicos de seu local de manifestação, alguns sinais gerais são importantes para estar atento como, por exemplo:

1. febre;
  2. fadiga;
  3. rash cutâneo;
  4. inchaço e rigidez muscular;
  5. lesões na pele que pioram com exposição ao sol;
  6. sensibilidade à luz solar;
  7. dor de cabeça e;
  8. confusão mental.

Além disso, quando o Lúpus atinge a pele, o paciente pode apresentar coloração irregular da pele, além do fenômeno de Raynaud (um tipo de problema de circulação), que se dá pelos dedos que mudam de cor com o frio.

É muito importante que o diagnóstico da doença seja feito de forma precoce, pois quanto antes for descoberta, o tratamento pode ajudar a controlar os sintomas e trazer qualidade de vida ao paciente.

Tratamento para as doenças autoimunes na pele: medicamentos imunobiológicos

Para tratar as doenças autoimunes que se manifestam na pele, a opção mais indicada é o uso de medicamentos imunobiológicos.

Essa é uma via de tratamento que consiste na aplicação de medicamentos especiais, que funcionam a partir de proteínas recombinantes. Os medicamentos imunobiológicos tem como principal função a modulação da imunidade do organismo.

Dessa forma, a opção por esse tipo de tratamento permite que o corpo humano deixe de utilizar seu mecanismo de defesa para atacar a si próprio. A administração desse tipo de tratamento é intravenosa ou subcutânea.

É muito importante ter em mente que o uso dos imunobiológicos precisa ser feito somente sob ordem médica! Por isso, é essencial, procurar uma clínica especializada e de confiança para estar com você desde o diagnóstico da doença.

Para conhecer mais sobre o tratamento com medicamentos imunobiológicosentre em contato com a nossa equipe.

A Soma oferece os mais avançados recursos disponíveis, além de ter as alternativas para que cada tratamento seja individualizado e com maiores chances de sucesso.  Aproveite para acessar o nosso blog, estamos sempre procurando trazer os melhores conteúdos para manter você informado! Quer conhecer mais sobre o assunto? Siga-nos no Facebook e Instagram e fique por dentro das nossas atualizações!

Conteúdos Relacionados