Conheça as principais causas do câncer

30/06/2017

Conheça as principais causas do câncer

O processo de formação de qualquer tipo de câncer é chamado de carcinogênese. Geralmente, ele ocorre lentamente, ou seja, podem passar-se anos até que uma célula cancerosa se prolifere e dê origem a um tumor. Esse desenvolvimento é complexo e pode envolver tanto fatores de risco herdados geneticamente quanto aspectos ambientais. Isso significa, portanto, que as causas do câncer podem ser externas ou internas ao organismo.

Além disso, é possível haver interação entre dois ou mais agentes causadores, aumentando a probabilidade de formação de um tumor. O surgimento do câncer vai depender da intensidade e do tempo de exposição a esses fatores.

Causas do câncer: orgânicas e externas

Causas do câncer de origem orgânica são determinadas pela hereditariedade e estão ligadas à capacidade do organismo de se defender de agressões, na maior parte das vezes.

Causas do câncer externas estão relacionadas ao meio e aos hábitos ou costumes próprios de um determinado ambiente social e cultural. Elas atuam alterando a estrutura genética celular, o DNA. Entre 80% e 90% dos casos da doença estão associados a esse tipo de agente, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca).

Sabe-se, por exemplo, que o tabagismo pode causar câncer no pulmão. A exposição excessiva ao sol, câncer na pele. Alguns vírus são responsáveis pela leucemia. No entanto, alguns fatores estão em estudo, como as substâncias presentes nos alimentos que ingerimos, e tantos outros ainda são desconhecidos.

Além disso, o envelhecimento provoca mudanças que aumentam as chances de ocorrerem mutações celulares. Isso, somado ao fato de que pessoas mais velhas já estiveram expostas a diferentes fatores de risco por mais tempo, explica a maior incidência da doença em pessoas de idade avançada.

Possíveis causas do câncer

Fatores orgânicos

Nesse caso, um sistema imunológico comprometido, a predisposição genética e alterações hormonais podem ser causas do câncer.

São raros os casos da doença originados exclusivamente de fatores hereditários, familiares e étnicos, apesar de esse ser um aspecto muito importante. Alguns tipos de tumores nas mamas, estômago e intestino parecem ter um forte componente familiar.

Além disso, alguns grupos étnicos parecem estar mais protegidos de certos tipos de câncer: a leucemia linfocítica é rara em orientais e o sarcoma de Ewing é incomum em negros.

Fatores externos

Entende-se, por ambiente, o meio em geral (água, terra e ar), o meio ocupacional (indústrias químicas, gráficas, agricultura, etc), o consumo (alimentos, medicamentos) e a esfera social e cultural (estilo, hábitos de vida, condição econômica).

Portanto, os fatores ambientais que influenciam no surgimento do câncer incluem má alimentação, tabagismo, consumo de álcool, atividade de ocupação, exposição à radiação (solar ou não) e a agentes químicos, vírus, falta de exercícios físicos, hábitos sexuais, medicamentos, entre outros.