Manchas na pele e doenças autoimune: entenda a relação

Manchas na pele e doenças autoimune: entenda a relação

As doenças autoimunes podem acometer pessoas de todas as idades. Só no Brasil, estima-se que mais de 13 milhões de pacientes tenham alguma desordem no sistema imunológico, dos quais 80% têm origem genética, conforme dados divulgados pelo portal Saúde Business.

De forma resumida, as doenças autoimunes se caracterizam por problemas no sistema imunológico, deixando-o desorientado. Assim, ele acaba atacando o próprio organismo, causando inúmeros sintomas, principalmente a dor crônica e manchas na pele

Tanto que esses sinais acendem um alerta, fazendo com que várias pessoas busquem ajuda médica para identificar a presença ou ausência das doenças autoimunes

Quando a desordem imunológica atinge o maior órgão do corpo humano, ou seja, a pele, a presença de manchas de diferentes tipos de coloração, bem como coceiras e erupções cutâneas são recorrentes. Afinal de contas, elas são um sinal de alerta de que algo não vai bem em nosso corpo.

Mas, qual a relação entre as manchas na pele e doenças autoimunes? Saiba mais no artigo da Clínica Soma e veja como buscar o tratamento adequado!

Por que as doenças autoimunes causam manchas na pele?

Quando sofremos com alguma doença autoimune, há uma desregulação do sistema imunológico do nosso corpo. Com isso, as nossas células de defesa atacam os próprios tecidos do organismo, causando algumas lesões e manchas na pele.

Inclusive, essa condição pode atingir outros órgãos e regiões do corpo humano, como as articulações. No caso do lúpus, por exemplo, o paciente sofre com danos nas articulações, tendões, ligamentos e vasos sanguíneos, o que dá origem às dores crônicas.

Em alguns casos, as manchas na pele podem indicar um tipo específico de doença autoimune. Por esse motivo, avaliar o tipo da lesão e da mancha é uma parte importante do diagnóstico clínico do paciente.

Ainda assim, a amplitude de doenças autoimunes na pele é alta. As principais são: urticária crônica espontânea, vitiligo, psoríase e lúpus.

Embora as doenças autoimunes não tenham cura, é possível conviver com o problema e reduzir os sintomas a partir de tratamentos específicos. No caso da pele, é preciso adotar alguns cuidados, ainda mais com a exposição ao sol e uso de produtos químicos.

Conheça as principais doenças autoimunes que causam manchas na pele

Todo mundo acaba tendo uma mancha na pele. Pode ser um sinal de nascença, cicatriz de algum trauma ou qualquer outra condição. No entanto, há condições que indicam a presença de doenças autoimunes, em que é preciso adotar cuidados maiores.

Abaixo, conheça algumas doenças autoimunes que podem originar manchas na pele.

Vitiligo

O vitiligo é uma doença autoimunes caracterizada pela perda de coloração da pele. As lesões se formam pela ausência ou redução de melanócitos (células que formam a melanina), dando origem a hipopigmentação (manchas brancas na pele).

A maioria dos pacientes com vitiligo não manifestam qualquer outro sintoma além das manchas na pele. Em alguns casos, há dor na região afetada, mas que é facilmente controlada com a administração de medicamentos.

Importante ressaltar que o vitiligo não é contagioso e não afeta a saúde física do paciente. A maior preocupação dos médicos em relação à doença é de origem psicológica, por conta de preconceitos e do isolamento social.

Assim como as demais doenças autoimunes, o vitiligo não tem cura, mas é possível tratar a doença para cessar ou diminuir o aparecimento das manchas na pele.

Urticária Crônica Espontânea

A urticária crônica espontânea também é uma doença autoimune, por isso, não se manifesta por causas externas, como alergias a poeira, produtos químicos, entre outros.

O principal sintoma da urticária é a presença de manchas na pele com coloração vermelha, chamada de urticas, que causam uma forte coceira. Essas placas podem permanecer por até 24 horas no paciente e depois reaparecem em outras regiões do corpo.

Além disso, a urticária também pode causar inchaço em algumas partes da pele, principalmente na boca e ao redor dos olhos. Essa condição é conhecida como angioedema.

O diagnóstico da urticária é predominantemente clínico e o tratamento é feito com o uso de medicamentos para diminuir as coceiras. Ao controlar os sintomas, o paciente pode conviver com a doença e manter a sua qualidade de vida.

Está com manchas na pele e não sabe o que é? Acompanhe o Facebook e o Instagram da Clínica Soma para entender mais sobre doenças autoimunes!

Conteúdos Relacionados