O tratamento com imunobiológicos é um verdadeiro avanço no campo da saúde para tratar as doenças autoimunes. Resumidamente, a terapia é feita com a prescrição de medicamentos específicos, para orientar melhor o sistema imunológico, reduzindo os sintomas e as dores.
A intenção é diminuir progressivamente a administração de corticoides e outros fármacos que causam reações adversas e efeitos colaterais nos pacientes, pelos medicamentos imunobiológicos. Porém, ainda há grandes dúvidas sobre a eficácia do tratamento.
No artigo de hoje, conheça alguns mitos e verdades sobre o tratamento com imunobiológicos!
Não há contraindicações para o tratamento com imunobiológicos
Mito. Embora o tratamento com imunobiológicos represente um avanço na medicina, há algumas contraindicações, visto que o seu princípio ativo pode causar efeitos colaterais e até mesmo complicações nas doenças autoimunes. No entanto, essa condição é bastante rara, sendo vista em condições específicas.
Em geral, o tratamento com imunobiológicos é contraindicado nos seguintes casos:
neurite óptica;
hepatite B ativa;
reações alérgicas às drogas biológicas;
doenças desmielinizantes;
insuficiência cardíaca congestiva (classe III e IV);
linfomas;
tuberculose latente.
Por esse motivo, antes de iniciar o tratamento, consulte o seu médico para verificar se os imunobiológicos são realmente indicados.
O tratamento com imunobiológicos pode ser feito em casa
Mito. A administração dos imunobiológicos deve ser feita em clínicas devidamente especializadas. Inclusive, é necessário respeitar as recomendações da Federação Médica Brasileira (FMB), para manter a segurança dos pacientes, normas de farmacovigilância e promover terapias humanizadas.
Porém, com o avanço das técnicas de tratamento com imunobiológicos, o paciente não precisa ficar internado, já que a aplicação pode ser feita rapidamente, para que a pessoa volte para casa.
O tratamento com imunobiológicos depende do tipo de doença
Verdade. O tratamento com imunobiológicos pode ser realizado em vários tipos de doenças autoimunes, porém a administração do medicamento irá depender fundamentalmente do diagnóstico da enfermidade.
As principais doenças autoimunes tratadas com imunobiológicos são:
É importante consultar um médico antes de iniciar o tratamento, para investigar corretamente qual o tipo de doença autoimune, a progressão e os sintomas associados.
O tratamento com imunobiológicos é capaz de curar as doenças autoimunes
Mito. Infelizmente, ainda não há cura para as doenças autoimunes. Mesmo com o avanço da área da medicina, ainda é difícil identificar a origem do problema e, por isso, o paciente acaba tendo que conviver com a doença.
Porém, os tratamentos são extremamente importantes para melhorar a qualidade de vida e reduzir os sintomas associados às doenças autoimunes.
O tratamento com imunobiológicos reduz as dores crônicas
Verdade. Uma das grandes vantagens do tratamento com imunobiológicos é a sua alta capacidade de reduzir dores crônicas, melhorando a qualidade de vida dos pacientes, reduzindo sintomas e colaborando com o bem-estar.
Em alguns casos, o tratamento também é orientado para a redução das inflamações locais, que podem causar um grande desconforto nos pacientes.
A eficácia do tratamento com imunobiológicos não é comprovada
Mito. O tratamento com imunobiológicos é um dos principais avanços terapêuticos contra doenças autoimunes e sua eficácia já foi comprovada por diversas pesquisas na área.
Importante ressaltar que os medicamentos biológicos são desenvolvidos para atingir moléculas específicas do sistema imunológico. Por esse motivo, a sua eficácia é muito maior do que outros tipos de tratamento, principalmente para a redução dos sintomas e dores do paciente.
Fora que, devido à complexidade de fabricação dos medicamentos imunobiológicos, eles são cinco vezes mais testados do que os fármacos convencionais. Enquanto os remédios tradicionais passam por 40 a 50 testes, os imunobiológicos passam por 250, em média.
A Clínica Soma realiza tratamento com imunobiológicos
Verdade. A Clínica Soma conta com uma equipe especializada no tratamento de doenças autoimunes, com um centro clínico para administração de imunobiológicos, dependendo das condições do paciente.
A chamada Soma Imuno foi idealizada e criada para oferecer aos pacientes todo o suporte necessário para o tratamento, com uma atenção especial para as terapias com imunobiológicos. Diante disso, a Clínica tornou-se uma referência no atendimento em Florianópolis.
Além da administração de medicamentos, a Clínica Soma oferece um atendimento humanizado, com apoio psicológico e suporte aos familiares. Dessa forma, é possível atingir um alto nível de eficácia, colaborando com a melhor qualidade de vida dos pacientes.
Entre em contato conosco e saiba mais sobre o tratamento com imunobiológicos da Soma Imuno!